Olá seja bem vindo: 04/10/2025

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
  • Home
  • Política
  • ALMT realizou hoje sessão solene em celebração à instalação do Poder Legislativo em Mato Grosso

ALMT realizou hoje sessão solene em celebração à instalação do Poder Legislativo em Mato Grosso

A população de Mato Grosso agora conta com serviços públicos mais modernos, simples e menos burocráticos, graças à nova Lei nº 12.978, sancionada e publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) em 25 de julho. A legislação, de autoria do primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, deputado Dr. João (MDB), atualiza as normas de atendimento ao cidadão e elimina exigências de documentos desnecessários.

“Essa lei tira o peso da burocracia dos ombros do povo. Estamos simplificando para garantir que o cidadão seja atendido com mais respeito, menos papelada e mais agilidade”, afirmou o parlamentar.

Entre os principais avanços, estão a dispensa de certidões como a de nascimento, título de eleitor (exceto para fins eleitorais) e de autorizações com firma reconhecida para viagens de menores acompanhados pelos pais. Também passa a ser autorizada a comunicação por telefone, e-mail ou verbalmente com o cidadão, desde que registrada quando necessário.

“São mudanças simples, mas que fazem grande diferença na vida real. O cidadão perde tempo demais com exigências que não fazem mais sentido”, reforçou Dr. João, destacando ainda que muitos serviços poderão ser resolvidos pela internet ou celular.

A nova legislação altera a antiga Lei nº 9.315/2010 e alinha Mato Grosso à Lei Federal nº 13.726/2018. O texto também determina o uso de linguagem clara, sem siglas ou jargões, e prevê a integração entre União, estados e municípios na prestação de serviços.

Como membro da Comissão de Saúde, Dr. João destacou os reflexos da nova norma no acesso a exames e consultas. “Muitas vezes, o que impede uma consulta ou um exame é a papelada. Isso é inaceitável. A nova lei ajuda a derrubar barreiras e colocar o cidadão no centro do atendimento”, declarou.

A nova norma já está em vigor e deve ser implementada por todos os poderes estaduais, inclusive autarquias. A expectativa é que a medida reduza custos, aumente a eficiência administrativa e aproxime o cidadão das instituições públicas.

A Lei nº 12.978 é a 100ª de autoria de Dr. João aprovada na Assembleia Legislativa. “Essa, em especial, é uma vitória da cidadania. E o nosso trabalho continua, sempre com foco em simplificar, incluir e melhorar a vida de quem mais precisa”, concluiu.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

Fatos e Boatos

e você conhece esse tipo de “parceiro”, cuidado: o aperto de mão pode vir com veneno. E aqui a gente avisa: a onça pode até ser parda, mas o rastro é preto no branco.
Ao que parece, a luz vermelha ainda não acendeu na sala da justiça. Se as conversas de bastidores se confirmarem nos próximos dias, o jogo muda. E talvez não dê mais tempo de apagar o incêndio.
Com essa possível reconfiguração, o partido poderá contar com uma bancada de três vereadores na Câmara Municipal, o que fortaleceria bastante sua representatividade e articulação política local.
Dizem que há vereadores desconfortáveis com essa manobra, mas ainda não tiveram coragem de bater de frente.
E com maioria garantida, não apenas derrubam os vetos do prefeito, como agora prometem travar qualquer nova iniciativa que dependa do aval do Legislativo.
Nas entrelinhas, o anseio por um hospital municipal se destaca, prenunciando transformações profundas para a cidade.

VEJA MAIS

Bares e distribuidoras são interditados por venderem bebidas adulteradas em Cuiabá

Mais de 50 agentes públicos participaram da primeira edição da Operação Guardiões do Coxipó, ação…

Lei Seca prende 13 condutores embriagados na madrugada deste sábado

A Operação Lei Seca, realizada de forma simultânea em dois locais de Cuiabá, na madrugada…