Mais de 50 agentes públicos participaram da primeira edição da Operação Guardiões do Coxipó, ação integrada de fiscalização que buscou identificar estabelecimentos sem alvará e com bebidas irregulares. A operação ocorreu na noite dessa sexta-feira (3) e interditou quatro dos oito locais fiscalizados.
A operação teve como foco bares, distribuidoras de bebidas e casas de eventos na região do Coxipó, área estratégica de Cuiabá que apresenta recorrentes denúncias relacionadas à venda de bebidas adulteradas e funcionamento irregular.
Durante a operação, foram realizadas duas frentes. A Rota 1 percorreu estabelecimentos como distribuidoras de bebidas e bares no bairro Cohab São Gonçalo, e a Rota 2, que interditou quatro estabelecimentos, sendo três por falta de documentos como Alvará de Funcionamento, Certificado dos Bombeiros ou ausência de autorização para funcionamento noturno.
Mais do que punir, orientar
Apesar das interdições e apreensões, a operação teve também caráter educativo. Um dos estabelecimentos fiscalizados, embora com documentação regular, foi notificado pela Vigilância Sanitária pela comercialização de bebida sem rotulagem. O produto foi apreendido, e o local foi orientado quanto às boas práticas.
Ao fim da ação, as equipes reuniram informações e consolidaram os relatórios, que serão apresentados ao Gabinete de Gestão Integrada (GGI) na próxima semana.
Além das interdições, houve uma apreensão de bebida irregular e cinco infrações lavradas com base no Código de Defesa do Consumidor
A próxima edição da operação está sendo avaliada com base nos relatórios finais.
-
Galpão usado para falsificação de cerveja é desarticulado em Nova Mutum
-
Projeto prevê multa de até R$ 5 milhões a estabelecimentos pegos comercializando produtos adulterados
-
Governador ordena ações rigorosas para combater falsificação de bebidas em MT