O acidente aéreo envolvendo um pequeno avião que matou arquiteto chinês Kongjian Yu, os cineastas Luiz Ferraz e Rubens Crispim Jr., e o piloto Marcelo Pereira de Barros, pode ter sido causado após piloto se deparar com pista obstruída por porcos-do-mato. Ele precisou arremeter voo.
Segundo relatos de bombeiros que participaram do resgate, o piloto tentou pousar a aeronave, mas encontrou a pista obstruída por uma manada de porcos-do-mato, conhecidos como queixadas.
“O piloto precisou arremeter ao ver os animais na pista. Ninguém presenciou exatamente o acidente, mas o pessoal da fazenda contou que a aeronave tentou pousar, encontrou os porcos-do-mato e, nesse momento, perdeu-se o contato visual com ela. Pouco depois, vimos uma coluna de fumaça e fomos procurar o local, e encontramos a aeronave em chamas, a menos de 100 metros da cabeceira da pista”, relatou um dos bombeiros envolvidos no resgate.
-
Cenário de novela e difícil acesso: detalhes do local em que avião caiu no Pantanal
-
Arquiteto renomado, fotógrafo premiado: as vítimas de acidente aéreo no Pantanal
Área de difícil acesso
O trajeto até o local leva mais de 3 horas por estradas de chão, que, devido à seca no Pantanal, estão arenosas e com relevos que dificultam o deslocamento.
A aeronave caiu ao lado da pista de pouso e explodiu após o impacto. As operações de busca e resgate duraram cerca de 9 horas, e os corpos foram encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML) de Aquidauana.
Região turística
A fazenda Barra Mansa está às margens do Rio Negro, no Pantanal sul-mato-grossense, e é conhecida por sua paisagem típica do bioma, que atrai turistas do mundo todo. Fundada em 1940, a propriedade atua no turismo desde 1996.
O local também foi cenário das duas versões da novela Pantanal, exibidas pela Rede Globo em 1990 e 2022. O acesso é feito principalmente por estrada de terra, levando cerca de 3h30 a partir de Aquidauana e 5h30 a partir de Campo Grande. Durante o período de cheia (dezembro a março), o trajeto pode alagar, enquanto na seca (julho a novembro) fica arenoso.
A fazenda também oferece acesso por táxi aéreo, geralmente em aeronaves com capacidade para cinco passageiros, com horários agendados conforme a chegada e partida dos visitantes. Não há informações sobre se o avião que caiu estava fretado pela fazenda ou se o voo foi gratuito para as vítimas.