Foto: Felipe Pavão/Power Mix
Elisangela Viana/ Power Mix
Nova Mutum/MT
A FAMUTUM realizou, por meio do curso de Direito, um evento especial em alusão ao Outubro Rosa, voltado a professores, acadêmicos e profissionais da área da saúde, com o objetivo de ampliar o diálogo sobre prevenção, diagnóstico e direitos das mulheres acometidas pelo câncer de mama.
A ação foi promovida em parceria com a OAB/Mulher Nova Mutum e contou também com a presença de representantes da 25ª Subseção da OAB de Nova Mutum, além das representantes da OAB Mato Grosso, Querem Hapuque, presidente da Comissão da Mulher Advogada, e Mila Christie Ribeiro, vice-presidente.
Como representantes da OAB Mulher Nova Mutum, estiveram presentes a vice-presidente da 25ª Subseção da OAB, Suzye Martins do Nascimento, a presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB Nova Mutum, Vanessa Stefani, e a vice-presidente Lidiane Almeida, que reforçaram a importância de iniciativas voltadas à conscientização, acolhimento e garantia de direitos.
Durante o evento, foram debatidos temas como direito à reconstrução mamária, atendimento pelo SUS e a obrigatoriedade dos planos de saúde em realizar o procedimento. A enfermeira e massoterapeuta Stela Socoloski destacou os sinais de alerta e a importância do autocuidado, enquanto a coordenadora do curso de Direito, professora Roselaine W. Jauer, ressaltou o papel da educação e da informação na promoção da saúde e do empoderamento feminino.
Dentre os dados alarmantes trazidos pelo debate, a informação de que, a cada 20 minutos, uma mulher perde a vida para o câncer de mama no Brasil, um lembrete da urgência em discutir, informar e garantir os direitos de todas as mulhres.
PARTICIPE DE NOSSA COMUNIDADE NO WHATSAPP E FIQUE BEM INFORMADO COM NOTÍCIAS, VAGAS DE EMPREGO, UTILIDADE PÚBLICA… – CLIQUE AQUI
CURTA NOSSAS REDES SOCIAIS: FACEBOOK – INSTAGRAM