Olá seja bem vindo: 06/11/2025

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
  • Home
  • Política
  • Juca do Guaraná inaugura em comunidade o projeto “Piscicultura no Campo”

Juca do Guaraná inaugura em comunidade o projeto “Piscicultura no Campo”

A comunidade do Assentamento Gamaliel, em Cuiabá, inaugurou oficialmente neste sábado (01/11) o projeto “Piscicultura no Campo”. A iniciativa, fruto de uma emenda parlamentar do deputado estadual Juca do Guaraná (MDB) com apoio técnico da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SEAF), combina a criação de peixes com o cultivo de hortaliças (aquaponia). O projeto piloto, que recebeu seus primeiros 1.100 alevinos, visa gerar renda e alimento saudável para as famílias da região.

O deputado Juca do Guaraná, idealizador da proposta, destacou o alcance social da medida. “É um projeto de grande alcance para o pequeno agricultor, que vai colaborar muito com a comunidade”, afirmou. Ele explicou que a parceria foi solicitada pela própria comunidade em seu gabinete. “É o dever do deputado, o dever da secretaria, o dever do governo do estado estar presente na agricultura familiar”, disse Juca, elogiando a secretária Andreia Fujioka por “dar vez e voz” ao pequeno produtor. Ele prometeu: “Esse projeto, com certeza, vai ser um de muitos”.

A secretária da SEAF, Andreia Fujioka, ressaltou o impacto na cadeia produtiva. “Aqui é o fortalecimento da cadeia produtiva da piscicultura e da aquicultura. Vai fomentar aí mais de 300 famílias, trazer alimento saudável, sustentável e recurso financeiro“, disse. Ela confirmou que este é o terceiro projeto do tipo desenvolvido pelos técnicos da SEAF e que os dois primeiros “foram sucesso”.

Para os moradores, a iniciativa é um “sonho realizado”. Valdecir Riboli, presidente da Associação do Gamaliel, chamou o projeto de “bênção de Deus”, já que a comunidade não estava na programação inicial para recebê-lo. “Nós temos duas pessoas que vão trabalhar direto, mas a gente vai dar o auxílio também”, explicou. “Hoje foi colocado 1.100 alevinos. Agora, com três meses, vai fazer o remanejo para os tanques, e daí já vai para o processo de engorda e crescimento”, detalhou Riboli.

Brasílio Ferreira, Coordenador de Atividades da SEAF, comemorou a entrega definitiva da estrutura. “O projeto já está instalado, os peixes já foram inseridos, as plantas já foram plantadas, e agora é entregar para a comunidade e torcer que eles possam fazer um bom trabalho e aproveitar o máximo dessa oportunidade”, concluiu.

 

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

Fatos e Boatos

e você conhece esse tipo de “parceiro”, cuidado: o aperto de mão pode vir com veneno. E aqui a gente avisa: a onça pode até ser parda, mas o rastro é preto no branco.
Ao que parece, a luz vermelha ainda não acendeu na sala da justiça. Se as conversas de bastidores se confirmarem nos próximos dias, o jogo muda. E talvez não dê mais tempo de apagar o incêndio.
Com essa possível reconfiguração, o partido poderá contar com uma bancada de três vereadores na Câmara Municipal, o que fortaleceria bastante sua representatividade e articulação política local.
Dizem que há vereadores desconfortáveis com essa manobra, mas ainda não tiveram coragem de bater de frente.
E com maioria garantida, não apenas derrubam os vetos do prefeito, como agora prometem travar qualquer nova iniciativa que dependa do aval do Legislativo.
Nas entrelinhas, o anseio por um hospital municipal se destaca, prenunciando transformações profundas para a cidade.

VEJA MAIS

Polícia Civil cumpre prisão de condenado a 19 anos de prisão por estupro de filhas

Um homem condenado pelo estupro de vulnerável das próprias filhas teve o mandado de prisão…

Seleção brasileira de handebol é convocada para Mundial Feminino

A seleção brasileira feminina de handebol foi convocada nesta quinta-feira (6) para o Campeonato Mundial…

Projetos culturais avançam em Várzea Grande, mas faltam informações ao público

A Secretaria de Cultura de Várzea Grande pretende passar por um processo de separação da…