A comunidade do Assentamento Gamaliel, em Cuiabá, inaugurou oficialmente neste sábado (01/11) o projeto “Piscicultura no Campo”. A iniciativa, fruto de uma emenda parlamentar do deputado estadual Juca do Guaraná (MDB) com apoio técnico da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SEAF), combina a criação de peixes com o cultivo de hortaliças (aquaponia). O projeto piloto, que recebeu seus primeiros 1.100 alevinos, visa gerar renda e alimento saudável para as famílias da região.
O deputado Juca do Guaraná, idealizador da proposta, destacou o alcance social da medida. “É um projeto de grande alcance para o pequeno agricultor, que vai colaborar muito com a comunidade”, afirmou. Ele explicou que a parceria foi solicitada pela própria comunidade em seu gabinete. “É o dever do deputado, o dever da secretaria, o dever do governo do estado estar presente na agricultura familiar”, disse Juca, elogiando a secretária Andreia Fujioka por “dar vez e voz” ao pequeno produtor. Ele prometeu: “Esse projeto, com certeza, vai ser um de muitos”.
A secretária da SEAF, Andreia Fujioka, ressaltou o impacto na cadeia produtiva. “Aqui é o fortalecimento da cadeia produtiva da piscicultura e da aquicultura. Vai fomentar aí mais de 300 famílias, trazer alimento saudável, sustentável e recurso financeiro“, disse. Ela confirmou que este é o terceiro projeto do tipo desenvolvido pelos técnicos da SEAF e que os dois primeiros “foram sucesso”.
Para os moradores, a iniciativa é um “sonho realizado”. Valdecir Riboli, presidente da Associação do Gamaliel, chamou o projeto de “bênção de Deus”, já que a comunidade não estava na programação inicial para recebê-lo. “Nós temos duas pessoas que vão trabalhar direto, mas a gente vai dar o auxílio também”, explicou. “Hoje foi colocado 1.100 alevinos. Agora, com três meses, vai fazer o remanejo para os tanques, e daí já vai para o processo de engorda e crescimento”, detalhou Riboli.
Brasílio Ferreira, Coordenador de Atividades da SEAF, comemorou a entrega definitiva da estrutura. “O projeto já está instalado, os peixes já foram inseridos, as plantas já foram plantadas, e agora é entregar para a comunidade e torcer que eles possam fazer um bom trabalho e aproveitar o máximo dessa oportunidade”, concluiu.