Olá seja bem vindo: 30/10/2025

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
  • Home
  • Política
  • Lula e Trump discutem suspensão do tarifaço em reunião histórica

Lula e Trump discutem suspensão do tarifaço em reunião histórica

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tiveram neste domingo (26), em Kuala Lumpur, na Malásia, uma reunião histórica durante a cúpula da Asean. O encontro, que durou cerca de 50 minutos, teve tom amistoso e resultou em promessas de cooperação comercial entre os dois países.

O principal tema foi a suspensão do tarifaço de 50% imposto sobre produtos brasileiros exportados para os Estados Unidos. Lula pediu a retirada temporária da medida, enquanto Trump indicou que pode flexibilizar as tarifas conforme o avanço das negociações. “Vamos chegar a um acordo”, afirmou o presidente norte-americano.

Em suas redes sociais, Lula classificou o encontro como produtivo. “Discutimos de forma franca e construtiva a agenda comercial e econômica bilateral. Acertamos que nossas equipes vão se reunir imediatamente para avançar na busca de soluções para as tarifas e sanções contra autoridades brasileiras”, publicou o presidente.

Durante a reunião, também foram abordados temas como minerais críticos, regulação das big techs e o sistema Pix, que interessa ao governo americano como modelo de integração financeira. No campo agropecuário, os Estados Unidos demonstraram interesse em ampliar a venda de carne e etanol ao Brasil, enquanto o governo brasileiro busca acesso ao mercado americano de açúcar.

Segundo o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, “Lula deixou claro que não há assunto proibido e que a suspensão do tarifaço é condição para o acordo avançar”. Auxiliares do chanceler confirmaram que o presidente brasileiro explicou a Trump que o julgamento de Jair Bolsonaro seguiu o devido processo legal no país.

O encontro entre Lula e Trump, segundo analistas diplomáticos, marca um recomeço nas relações entre os dois países, com foco em reconstruir pontes econômicas e superar barreiras comerciais impostas nos últimos anos.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

Fatos e Boatos

e você conhece esse tipo de “parceiro”, cuidado: o aperto de mão pode vir com veneno. E aqui a gente avisa: a onça pode até ser parda, mas o rastro é preto no branco.
Ao que parece, a luz vermelha ainda não acendeu na sala da justiça. Se as conversas de bastidores se confirmarem nos próximos dias, o jogo muda. E talvez não dê mais tempo de apagar o incêndio.
Com essa possível reconfiguração, o partido poderá contar com uma bancada de três vereadores na Câmara Municipal, o que fortaleceria bastante sua representatividade e articulação política local.
Dizem que há vereadores desconfortáveis com essa manobra, mas ainda não tiveram coragem de bater de frente.
E com maioria garantida, não apenas derrubam os vetos do prefeito, como agora prometem travar qualquer nova iniciativa que dependa do aval do Legislativo.
Nas entrelinhas, o anseio por um hospital municipal se destaca, prenunciando transformações profundas para a cidade.

VEJA MAIS

Polícia Civil cumpre ordens judiciais contra facção criminosa voltada para o tráfico interestadual

A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou, nesta quinta-feira (30.10), a Operação Doce Amargo –…

veja os atletas que voltam de empréstimo ao Cuiabá em janeiro » Esportes & Notícias

O Cuiabá observa de perto o desempenho de jogadores emprestados a outros clubes do futebol brasileiro.…

Personalidades que impulsionam o desenvolvimento do estado são homenageadas

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) realizou nesta quarta-feira (29), sessão solene, no Plenário…