Olá seja bem vindo: 21/06/2026

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
  • Home
  • Política
  • Deputados destacam importância de continuidade da Santa Casa após anúncio do Governo

Deputados destacam importância de continuidade da Santa Casa após anúncio do Governo

O anúncio feito pelo Governo do Estado, no Palácio Paiaguás, sobre a requisição definitiva do prédio da Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá repercutiu na sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). Parlamentares destacaram a importância da manutenção da unidade, considerada referência histórica na saúde pública da Capital.

Com a participação de deputados estaduais, o governador Mauro Mendes informou que o Estado apresentará proposta formal de R$ 25 milhões ao Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região (TRT-MT), responsável pela custódia do imóvel, para viabilizar a aquisição definitiva da estrutura e assegurar o funcionamento do Hospital Estadual Santa Casa.

O presidente da ALMT, deputado Max Russi (PSB), avaliou como positivo o encaminhamento, resultado do diálogo entre o Parlamento e o Executivo. Segundo ele, a maioria dos deputados defende a continuidade das atividades da Santa Casa em razão da relevância histórica e assistencial da unidade para Mato Grosso.

“Fico feliz com a notícia de que vamos dar um encaminhamento e não haverá o fechamento da Santa Casa, que é uma estrutura importante para a saúde do nosso Estado”, declarou.

Max Russi ressaltou que a Assembleia atuou de forma firme na busca por uma solução consensual que garantisse a permanência dos atendimentos à população.

O deputado Júlio Campos (União) classificou a decisão como um “dia histórico” para Cuiabá e para Mato Grosso. De acordo com ele, a proposta de aquisição pelo valor de R$ 25 milhões, somada aos cerca de R$ 60 milhões já investidos pelo Estado durante o período de intervenção, assegura segurança jurídica e continuidade dos serviços prestados.

“Foi uma luta desta Assembleia Legislativa, especialmente dos deputados da Baixada Cuiabana, para que a Santa Casa não fechasse as portas. Hoje, quem ganha é a população de Mato Grosso”, afirmou.

A iniciativa também foi comemorada pelo primeiro-secretário da ALMT, deputado Dr. João (MDB), que relatou ter realizado reuniões, visitas técnicas e articulações para evitar o encerramento das atividades. Ele destacou a importância da manutenção dos serviços de oncologia e, principalmente, da nefrologia pediátrica, considerados essenciais e que não puderam ser transferidos para outras unidades.

“Essa é uma conquista de todos que lutaram para que a Santa Casa não fechasse as portas. Eu estive lá, ouvi médicos, pacientes, funcionários e defendi que serviços como a oncologia e a nefrologia pediátrica não poderiam ser interrompidos. São tratamentos que salvam vidas todos os dias”, afirmou.

Júlio Campos acrescentou que a unidade presta serviços estratégicos, como oncologia, hemodiálise e cirurgias gerais, e poderá concentrar novos atendimentos em uma estrutura reformada durante a intervenção estadual. Ele informou ainda que continuará destinando emendas para cirurgias eletivas, contribuindo para a redução da fila de espera na rede pública.

Na tribuna, o deputado Elizeu Nascimento (Novo) enfatizou que a continuidade da Santa Casa fortalece a rede pública, especialmente nas áreas de alta complexidade. Para ele, a decisão representa uma resposta concreta à população e consolida um momento de ampliação da estrutura hospitalar em Mato Grosso.

Também estiveram presentes no anúncio, no Palácio Paiaguás, os deputados Dilmar Dal Bosco (União), Carlos Avallone (PSDB), Chico Guarnieri (PRD), Paulo Araújo (PP), Diego Guimarães (Republicanos) e Fábio Tardin (PSB).

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

Fatos e Boatos

No fim das contas, fica aquela sensação difícil de explicar. Mas quem saiba, dia 28 de Abril ás 19h, alguém explique em uma tribuna de câmara! Será?
A informação que circula é de que o reajuste deve alcançar remunerações de até R$ 4 mil, o que beneficiaria diretamente uma parcela significativa do funcionalismo.
Reza a lenda que numa certa repartição pública, surgiu uma nova líder autoproclamada “coach de transformação social”.
e você conhece esse tipo de “parceiro”, cuidado: o aperto de mão pode vir com veneno. E aqui a gente avisa: a onça pode até ser parda, mas o rastro é preto no branco.
Ao que parece, a luz vermelha ainda não acendeu na sala da justiça. Se as conversas de bastidores se confirmarem nos próximos dias, o jogo muda. E talvez não dê mais tempo de apagar o incêndio.
Com essa possível reconfiguração, o partido poderá contar com uma bancada de três vereadores na Câmara Municipal, o que fortaleceria bastante sua representatividade e articulação política local.

VEJA MAIS

Polícia Militar apreende arma de fogo e conduz três suspeitos em Cáceres

Policiais militares do 6º Comando Regional e do Batalhão de Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam)…

Defesa do Irã brilha e segura o 0 a 0 contra a Bélgica em Los Angeles

Virou tendência nesta Copa do Mundo de 2026: o goleiro de uma seleção considerada inferior…

Maiara aposta em look junino combinando com namorado e exibe clima de romance

A cantora Maiara, de 38 anos, entrou no clima das festas juninas e chamou a…