Olá seja bem vindo: 18/03/2025

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
  • Home
  • Política
  • Congresso tem 3 semanas para votar pacote fiscal e regulamentação da tributária

Congresso tem 3 semanas para votar pacote fiscal e regulamentação da tributária

As últimas semanas de 2024 devem ser dedicadas à aprovação de propostas econômicas no Congresso Nacional.

Com calendário apertado, os deputados e senadores terão três semanas para concluir a análise:

Isso porque o recesso parlamentar começa em 22 de dezembro.

O compromisso dos presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), é aprovar as medidas fiscais até o fim do ano, bem como as regras sobre as mudanças no sistema tributário.

A aprovação das matérias fiscais também é condicionante para o avanço dos projetos do Orçamento do próximo ano.

Para viabilizar as votações, a Câmara deve realizar o chamado esforço concentrado, com mais dias de sessões do plenário, de segunda a sexta-feira até o início do recesso parlamentar.

Início na Câmara

O pacote de cortes, que deve chegar a R$ 70 bilhões até 2026, começará a tramitar pela Câmara.

O líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), protocolou na sexta-feira um projeto de lei e um projeto de lei complementar com as medidas. Fazem parte das iniciativas de contenção as revisões no salário-mínimo e em benefícios de seguridade social.

Outras propostas que compõem o pacote de cortes ainda devem ser enviadas ao Congresso. Os textos devem tratar sobre revisão de aposentadorias de militares, abono salarial e do Fundo Nacional da Educação Básica (Fundeb).

Saiba os projetos prioritários que cada Casa legislativa ainda precisa aprovar:

Senado

  • Regulamentação da reforma tributária: o texto principal é relatado pelo senador Eduardo Braga (MDB-AM) e deve ser votado na segunda semana de dezembro;
  • Comitê Gestor: projeto é o segundo sobre as novas regras da reforma tributária e ainda aguarda despacho de Pacheco;
  • Legalização de cassinos e jogos de azar no país: proposta já foi aprovada na CCJ e deve ser pauta no plenário a partir de 4 de dezembro;
  • Marco da inteligência artificial no país: projeto deve ser votado na comissão temporária na terça-feira (3) e deve ir ao plenário até o fim do ano;
  • Isenção para importação de medicamentos: proposta já foi aprovada pela Câmara e isenta de Imposto de Importação os medicamentos importados por pessoas físicas;
  • Eólicas offshores: texto aguarda votação na Comissão de Infraestrutura e, depois, deve ir à plenário

Câmara

  •  PEC da ampliação da imunidade tributária para templos religiosos: texto já foi pautado no plenário mas aguarda negociação entre o governo e deputados;
  • Caso Marielle: cassação do deputado Chiquinho Brazão (sem partido-RJ) já foi aprovada pelo Conselho de Ética e aguarda análise do plenário.

Mesa Diretora da Câmara: entenda como funciona a eleição dos membros

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

Fatos e Boatos

Dizem que a cidade até sente falta de quando o ex-parlamentar roçava ruas. Pelo menos assim, ajudava no aspecto visual da cidade.
Não há marketing no mundo que salve uma imagem desgastada, marcada pela prepotência e pela postura de quem passa por cima de qualquer uma para satisfazer o próprio ego.
Até por que a vereadora já esteve no poder executivo, e não fez nada para beneficiar alunos de faculdades.
De fato, muitas vezes os heróis locais acabam sendo subestimados, enquanto figuras externas despertam maior fascínio e confiança.
Na sessão ordinária realizada na noite de sexta-feira (29/11), na Câmara Municipal de Nobres, um debate acalorado entre os vereadores Rogério Frazão (PSB) e Carlinhos da HS (UB) chamou a atenção dos presentes.
Como bem diz o velho ditado: “A política ama uma traição, mas odeia os traidores.” O resultado não poderia ser outro. Além de perder as eleições, Haig viu ruir a confiança daqueles que, em algum momento, acreditaram em seu projeto. Leia mais clicando aqui…

VEJA MAIS

Cascavel surpreende trabalhadores e é resgatada com cabo gigante

Uma cascavel surpreendeu funcionários de uma concessionária na manhã desta terça-feira (18) em Dourados (MS).…

Câmara de Cuiabá aprova moção de pesar pela morte brutal de Emelly Azevedo Sena

A Câmara Municipal de Cuiabá aprovou, na terça-feira (18), uma moção de pesar pela trágica…