Olá seja bem vindo: 09/12/2024

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
  • Home
  • Política
  • Emendas: entenda os próximos passos no STF após aprovação no Congresso

Emendas: entenda os próximos passos no STF após aprovação no Congresso

O Congresso finalizou, na última terça-feira (19), a votação do projeto de lei complementar que cria regras para a execução de emendas parlamentares.

O texto foi aprovado na Câmara com 356 deputados favoráveis e 35 contra. Agora, segue para sanção ou veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A decisão deve ser feita em até 15 dias úteis.

A análise da proposta só está prevista para ser feita pelo Supremo Tribunal Federal (STF) após o parecer de Lula. O texto que virá a ser publicado no Diário Oficial da União (DOU) irá para os autos do processo.

Com isso, o ministro Flávio Dino fará seu relatório sobre o caso, verificando se as suas determinações foram atendidas. Posteriormente, o relatório será levado para discussão no plenário.

Em agosto, Dino suspendeu a execução das emendas parlamentares até que o Congresso editasse regras respeitando critérios de transparência e rastreabilidade.

Segundo o magistrado, a execução só será viável quando os Poderes Legislativo e Executivo cumprirem inteiramente as determinações do Plenário do STF, que considerou inconstitucional a prática do chamado “orçamento secreto”.

Divergências

Na votação na Câmara, os deputados retiraram todas as mudanças feitas no Senado, entre elas:

  • a limitação do número de projetos beneficiados em emendas coletivas;
  • e a inclusão do Tribunal de Contas da União (TCU) como fiscalizador das emendas disponíveis para cada deputado ou senador.

Durante a tramitação da matéria, o Planalto ainda tentou incluir a possibilidade de bloqueio do valor das emendas caso haja um aumento inesperado das despesas da União. Sem apoio dos líderes na Câmara, a questão ficou de fora do texto final.

Entidades da sociedade civil e técnicos no Congresso afirmam que o projeto tem falha em várias das exigências do Judiciário.

Para a consultoria do Senado, o projeto cita a incorporação da maioria das exigências, mas não cria praticamente nenhuma medida para aplicar as regras. Isso manteria a situação de inconstitucionalidade constatada pelo Poder Judiciário.

As entidades Transparência Brasil, Transparência Internacional e Contas Abertas publicaram um documento conjunto que aponta pelo menos seis vícios do projeto.

Nele, são incluídas falhas graves de rastreabilidade, como a possibilidade de parlamentares indicarem uma emenda sem divulgar quem patrocinou a transferência, ou então a falta de qualquer punição caso o dinheiro de uma emenda seja usado para uma obra sem qualquer relação ao projeto inicialmente aprovado.

O que muda com a decisão do STF sobre CLT para servidor público?

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

Fatos e Boatos

Na sessão ordinária realizada na noite de sexta-feira (29/11), na Câmara Municipal de Nobres, um debate acalorado entre os vereadores Rogério Frazão (PSB) e Carlinhos da HS (UB) chamou a atenção dos presentes.
Como bem diz o velho ditado: “A política ama uma traição, mas odeia os traidores.” O resultado não poderia ser outro. Além de perder as eleições, Haig viu ruir a confiança daqueles que, em algum momento, acreditaram em seu projeto. Leia mais clicando aqui…
Os rumores indicam que as quatro mulheres eleitas para a Câmara podem se unir para formar essa nova composição, abrindo espaço para apenas um homem na chapa. A ideia de trazer uma representação majoritariamente feminina soa como uma estratégia ousada e inovadora.
A política local pode até tentar “cozinhar Cheba”, mas é inegável que sua influência já se tornou uma realidade. Ignorá-lo seria um erro estratégico daqueles que buscam consolidar suas posições no poder.
Enquanto alguns postulantes à presidência têm agido de maneira barulhenta, proclamando sua intenção de liderar a Câmara “aos quatro cantos”, Flávio adota uma postura diferente. Ele prefere uma aproximação sutil, deixando que sua articulação seja feita nas sombras, sem a necessidade de autopromoção ruidosa.
Nesta reta final da campanha à presidência da OAB-MT, cuja eleição acontece na próxima segunda (18), os candidatos opositores, partindo para o chamado vale-tudo

VEJA MAIS

Gracyanne Barbosa renovar bronze com biquíni ousado e empina: ‘Só o fiozinho’

Gracyanne Barbosa, de 41 anos, elevou a temperatura neste domingo (8), ao compartilhar um vídeo…

Ex-presidente de associação dos tribunais de contas se lança para vaga no TCU

Conselheiro do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul (TCE-RS) desde 2008, o gaúcho…

Austrália proíbe acesso a redes sociais por menores de 16 anos

Parlamentares australianos aprovaram uma lei que proíbe menores de 16 anos de terem contas em…