O prefeito eleito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), utilizou suas redes sociais na última sexta-feira (15) para anunciar dois novos nomes que irão comandar secretarias em sua administração. Um dos nomes é o da coronel da Polícia Militar, Francyanne Siqueira Chaves Lacerda, que será a futura titular da Secretaria Municipal de Segurança Pública, a partir de 1º de janeiro de 2025.
Francyanne, que foi Comandante Geral Adjunta da PM de Mato Grosso, assumirá uma nova pasta a ser criada pelo prefeito, com foco em um dos principais projetos de sua campanha: a criação da Guarda Municipal em Cuiabá.
Na mesma postagem, Brunini também anunciou que Marcelo Bussiki, auditor do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e ex-vereador de Cuiabá, será o novo secretário de Orçamento Público. A pasta será criada a partir da fusão das secretarias de Planejamento e Ordem Pública.
Bussiki exerceu o cargo de vereador em Cuiabá na legislatura de 2017-2021 e, além disso, foi candidato a vice-prefeito nas eleições municipais de 2020.
Até o momento, o prefeito eleito Abilio anunciou uma série de nomes para compor sua equipe de gestão em Cuiabá, com profissionais de diferentes áreas, incluindo segurança, saúde, cultura, meio ambiente e comunicação. Confira os nomes já confirmados para as secretarias municipais:
- Secretaria da Mulher: Tenente coronel da PM, Hadassah Suzzanah.
- Secretaria de Assistência Social: Coronel Vânia Rosa, atual vice-prefeita e filiada ao Partido Novo.
- Secretaria de Cultura: O músico Johnny Everson.
- Secretaria de Saúde: A médica Lúcia Helena Barboza Sampaio.
- Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento: O arquiteto e urbanista José Afonso Botura Portocarrero.
- Adjunto da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento: O professor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Valdinir Paizza Topanotti.
- Secretaria de Comunicação: A jornalista Ana Karla Costa.
- Adjunto de Comunicação: O jornalista Max Aguiar.
- Secretaria de Fiscalização e Ordem Pública: A delegada da Polícia Civil Juliana Palhares.
- Secretaria de Turismo: O empresário Fernando Medeiros.
- Secretaria de Serviços Urbanos: O empresário Reginaldo Teixeira.