Arboleda veio a público na noite desta terça-feira para explicar o sumiço misterioso no início de abril, em que permaneceu por quase um mês ausente das atividades do São Paulo, sem nenhuma justificativa. Em um desabafo emocionado publicado em seu Instagram, o colombiano revelou pela primeira vez que enfrenta uma crise de saúde mental e pediu desculpas à torcida e ao clube pelo ocorrido.
“Me sinto na necessidade de esclarecer muitas coisas. Queria pedir desculpa para todos os torcedores, aos meus companheiros, à diretoria e ao clube que me abriu as portas quando eu não era ninguém e que confia em mim há nove anos. Há alguns meses venho passando por um mau momento pessoal. Não tenho nada contra a diretoria. Estou em um momento de depressão, isso ninguém sabe porque nunca contei para ninguém, nem para minha família. Este foi meu erro”, disse.
“Sumi praticamente um mês e foi algo muito rápido. Acabei um treino aqui e fui relacionado para o jogo contra o Cruzeiro. Quando cheguei em casa, me senti tão sozinho que tomei a decisão do nada. Queria sumir, não queria mais jogar futebol. Só queria chegar na minha cidade”, acrescentou.
Veja também:
Todas as notícias da Gazeta Esportiva
Canal da Gazeta Esportiva no YouTube
Siga a Gazeta Esportiva no Instagram
Participe do canal da Gazeta Esportiva no WhatsApp
Com nove anos de São Paulo, Arboleda também falou sobre o peso acumulado ao longo de uma longa trajetória no clube e admitiu que entende ter “quebrado” a confiança do clube. Ao fim, o zagueiro ainda afirmou estar em tratamento e pediu uma nova chance ao Tricolor.
“Tenho nove anos de clube e todo ano é pressão, o que é normal porque o São Paulo é muito grande, mas foram muitos anos de muita coisa. Nunca fui um cara de me abrir. Sinto que decepcionei o clube e meus companheiros. Venho pedir desculpas e dizer que estou melhor, estou me tratando com especialistas que me fizeram voltar a ter vontade de jogar bola. Eu errei, não tomei a melhor decisão”, declarou.
“Estou aqui para seguir ajudando o clube, para pedir mais uma oportunidade. Acho que a vida é assim, você erra e é humano reconhecer. Estou treinando para que, quando o treinador precisar de mim, eu possa ajudar”, finalizou.
Reintegrado
O desabafo de Arboleda vem no mesmo dia da decisão do São Paulo em reintegrá-lo ao elenco. O defensor vinha trabalhando separado dos demais companheiros desde o início de maio, como forma de punição ao seu sumiço em abril.
🔛 Terça-feira de trabalhos em dois períodos!
Confira as informações das atividades do Tricolor!#VamosSãoPaulo 🇾🇪
🎥 Gutierre Filmes pic.twitter.com/7bG2GkqHuT
— São Paulo FC (@SaoPauloFC) June 23, 2026
Caso Arboleda
Arboleda era esperado na concentração junto ao elenco para o duelo diante do Cruzeiro no último dia 4 de abril. No entanto, ele simplesmente não se apresentou devido a uma viagem feita ao Equador um dia antes da partida, sem aviso prévio ou qualquer tipo de comunicado ao clube.
O clube não confirmou o paradeiro do atleta de imediato, uma vez que ele não respondeu às tentativas de contato do Tricolor. A localização do jogador foi atestada apenas no dia seguinte.
O zagueiro chegou a ser notificado pelo São Paulo, mas voltou a se apresentar apenas no dia 4 de maio, exatamente um mês depois de seu sumiço.