O Governo de Mato Grosso nomeou, nesta quarta-feira (10.12), a delegada Mariell Antonini para chefiar o recém-criado Gabinete de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres. A escolha foi anunciada pelo governador Mauro Mendes, que destacou a experiência da delegada e o compromisso do Estado com a proteção das mulheres.
Mariell atua há 10 anos no enfrentamento à violência doméstica e atualmente coordena a área na Polícia Civil, articulando ações voltadas à prevenção, atendimento e proteção das vítimas em todo o Estado.
Segundo o governador, a delegada será uma porta-voz dedicada exclusivamente à política de combate à violência contra a mulher. “Não vamos descansar enquanto não garantirmos a segurança das mulheres de Mato Grosso”, afirmou.
Mariell agradeceu a confiança e ressaltou que o novo gabinete vai fortalecer ações já existentes e permitir maior articulação entre os órgãos públicos. “Muita coisa já foi feita, mas agora teremos mais governança para ampliar a prevenção e o enfrentamento”, disse.
Integração entre órgãos
Como chefe do gabinete, a delegada vai coordenar ações de órgãos como:
– Secretaria de Segurança Pública (Sesp)
– Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Setasc)
– Polícia Militar
– Polícia Civil
– Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec)
O governo já mantém iniciativas como a ampliação da Patrulha Maria da Penha e os aplicativos SOS Mulher e Botão do Pânico.
O objetivo é fortalecer a rede de proteção, padronizar ações e intensificar o combate à violência contra as mulheres em Mato Grosso.
*Sob supervisão de Daniel Costa