Uma startup em Mato Grosso está desenvolvendo um software com tecnologia multiplataforma, com objetivo de agilizar a gestão de processos de celebração de convênios e contratos de repasses aos governos municipais e organizações não governamentais. A plataforma tecnológica utiliza inteligência artificial (IA) e análise preditiva de dados para automatizar e melhorar os processos de gestão, disponibilizando em tempo real oportunidades de recursos direcionados.
A ferramenta centraliza informações sobre oportunidades de captação de recursos e acompanha todas as etapas, desde a identificação de receitas disponíveis até a execução e prestação de contas.
Entre os seus recursos principais, destacam-se as notificações de prazos, alertas de pendências e modelos de documentos pré-preenchidos, adaptados à realidade de cada município. A tecnologia permite que os gestores identifiquem falhas operacionais e corrijam problemas antes de comprometerem os resultados. Além disso, ao integrar dados históricos e atualizados da Plataforma Transferegov.br, o sistema realiza análises avançadas que aumentam a assertividade na tomada de decisões.
Segundo o coordenador do projeto, Hudson Kennedy de Sousa Silva, a baixa eficiência na captação de recursos públicos tem sido uma barreira significativa para os municípios e organizações não governamentais no Brasil.
“Estima-se que nos últimos nove anos, apenas 5% das oportunidades oferecidas por programas federais foram efetivamente aproveitadas. Este índice reflete limitações técnicas, como a falta de acesso às informações, habilidades para execução de projetos e ferramentas tecnológicas adequadas. Nesse contexto, a startup Smartconv.app, desenvolveu uma solução inovadora, com tecnologia de ponta para transformar a gestão pública e maximizar o aproveitamento dos recursos disponíveis”, afirma o coordenador do projeto.
A ideia faz parte do Programa Centelha II, promovido pelo Governo do Estado, através da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP), e Fundação CERTI.
Resultados
“Os testes com o protótipo do SMARTCONV.app, realizados no município de Confresa (MT) entre 2017 e 2021 tiveram impacto positivo. Além disso, houve um aumento na eficiência da celebração de convênios com órgãos estaduais, graças ao uso de análises preditivas e ao acompanhamento automatizado de cada etapa do processo”, concluiu Kennedy.
A plataforma pode ser acessada no endereço https://www.qiatech.com.br