Olá seja bem vindo: 06/12/2024

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
  • Home
  • Polícia
  • Casa da Mulher vai atender vítimas do Paraguai e do Brasil na fronteira

Casa da Mulher vai atender vítimas do Paraguai e do Brasil na fronteira

Uma demanda histórica pode sair do papel nos próximos anos. Autoridades regionais e nacionais assinaram acordo para construção de uma Casa da Mulher Brasileira, em Ponta Porã (MS), que fica na região de fronteira entre Brasil e Paraguai. A cerimônia ocorreu na cidade nesta quinta-feira (21).

Autoridades assinaram acordo, em Ponta Porã (MS). (Foto: Reprodução).

A viabilização da cassa passa pela assinatura de um convênio. Estiveram presentes no evento a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, e a ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio José Verri, a secretária de Estado da Cidadania, Viviane Luiza da Silva, e outras autoridades.

  1. Bolsa Família vai pagar duas parcelas em dezembro? Não caia na fake!

A construção da Casa da Mulher Brasileira em Ponta Porã está inserida no âmbito do Programa Mulher Viver sem Violência, coordenado pelo Ministério das Mulheres, aderido anteriormente pelo Governo de Mato Grosso do Sul e alinhada à missão institucional da Itaipu.

“A cada seis horas uma mulher é morta pelo fato de ser mulher e a cada seis minutos uma mulher ou uma menina sofre violência sexual. Esse é o retrato do Brasil, esse é o retrato das mulheres brasileiras. É esse retrato que nós queremos mudar e reconstruir neste país, isso não pode ser um problema simplesmente do governo federal, ou partidário e ideológico, isso precisa ser um compromisso de todo o Estado brasileiro independentemente de partido, religião e ideologia. Nós precisamos reconstruir este país e transformar o ódio que está colocado em harmonia, sensibilidade e respeito. É por isso que temos lutado, por respeito!”, afirmou a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves.

Com a primeira Casa da Mulher Brasileira do País inaugurada em Campo Grande em 2015, Mato Grosso do Sul também tem outras duas unidades em implementação, nos municípios de Corumbá e Dourados.

Atendimento binacional

As mulheres vítimas de violência no Paraguai também poderão ser atendidas pela Casa da Mulher Brasileira, em Ponta Porã. O convênio permite a construção do centro de acolhimento, que deve começar em 2025. Serão R$ 74 milhões investidos.

O evento também marcou a assinatura de um termo para a construção de centros culturais indígenas em aldeias da região sul do estado, incluindo os municípios de Dourados e Caarapó. O projeto visa fortalecer a valorização da cultura e identidade dos povos originários, além de promover o acesso à arte e à cultura em um ambiente de respeito e preservação das tradições.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

Fatos e Boatos

Na sessão ordinária realizada na noite de sexta-feira (29/11), na Câmara Municipal de Nobres, um debate acalorado entre os vereadores Rogério Frazão (PSB) e Carlinhos da HS (UB) chamou a atenção dos presentes.
Como bem diz o velho ditado: “A política ama uma traição, mas odeia os traidores.” O resultado não poderia ser outro. Além de perder as eleições, Haig viu ruir a confiança daqueles que, em algum momento, acreditaram em seu projeto. Leia mais clicando aqui…
Os rumores indicam que as quatro mulheres eleitas para a Câmara podem se unir para formar essa nova composição, abrindo espaço para apenas um homem na chapa. A ideia de trazer uma representação majoritariamente feminina soa como uma estratégia ousada e inovadora.
A política local pode até tentar “cozinhar Cheba”, mas é inegável que sua influência já se tornou uma realidade. Ignorá-lo seria um erro estratégico daqueles que buscam consolidar suas posições no poder.
Enquanto alguns postulantes à presidência têm agido de maneira barulhenta, proclamando sua intenção de liderar a Câmara “aos quatro cantos”, Flávio adota uma postura diferente. Ele prefere uma aproximação sutil, deixando que sua articulação seja feita nas sombras, sem a necessidade de autopromoção ruidosa.
Nesta reta final da campanha à presidência da OAB-MT, cuja eleição acontece na próxima segunda (18), os candidatos opositores, partindo para o chamado vale-tudo

VEJA MAIS

Série nacional é indicada ao Critics Choice Awards. Veja a lista

Senna, série sobre a vida e a carreira de Ayrton Senna, foi indicada na categoria…

A PEC da Segurança chega atrasada ao Congresso? Assista a “O Grande Debate“

O advogado Vitor Marques e o ex-deputado federal e empresário Alexis Fonteyne discutiram, nesta quinta-feira…

Operação Inativados cumpre sete mandados contra investigados por tráfico em Poconé

A Delegacia da Polícia Civil de Poconé deflagrou, nesta terça-feira (03.12), a Operação Inativados para…