Olá seja bem vindo: 12/07/2025

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
  • Home
  • Política
  • Cúpula do Mercosul: Lula embarca para Montevidéu nesta quinta (5)

Cúpula do Mercosul: Lula embarca para Montevidéu nesta quinta (5)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarca, nesta quinta-feira (5), para Montevidéu, no Uruguai, para participar da Cúpula do Mercosul. O evento acontece entre os dias 5 e 6 de dezembro.

Assim que pousar na capital uruguaia, Lula deve visitar o ex-presidente do Uruguai Pepe Mujica no sítio onde ele mora, em Rincón del Cerro, zona rural de Montevidéu.

O encontro ocorre dias após a vitória do herdeiro político de Mujica, Yamandú Orsi. O presidente eleito do Uruguai esteve em Brasília dias após a vitória e foi recebido por Lula no Palácio do Planalto.

Além de Mujica, reuniões bilaterais também devem ocorrer, em paralelo à Cúpula do Mercosul. Lula pretende conversar, por exemplo, com o presidente da Bolívia, Luis Arce. Ele participa pela primeira vez do encontro, após a Bolívia ser oficializada como integrante pleno do bloco, em agosto deste ano.

No Uruguai, a expectativa do governo é finalizar as discussões para finalmente assinar o acordo de livre comércio entre Mercosul e a União Europeia (UE) .

Como noticiado pela CNN, o governo espera anunciar o acordo – cujas discussões se estendem há 25 anos -, na Cúpula do Mercosul.

Do ponto de vista técnico, as negociações evoluíram e estão “esgotadas”, segundo relatos feitos à CNN.

Na terça-feira (26), quando um encontro diplomático foi iniciado, eram cinco ou seis pendências – na área ambiental e em espaço para políticas industriais. Sobrou, conforme fonte do Mercosul, “um ponto e meio” em colchetes – um mais sensível e outro que, acredita-se, deve ser superado.

Nas negociações diplomáticas, a existência de colchetes significa divergências no texto final. Os negociadores-chefes dos dois blocos, que se reuniram em Brasília na semana passada, se comprometeram a levar esses pontos pendentes ao “máximo nível político” para uma decisão.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula Von Der Leyen, viajará ao Uruguai para participar do encontro, numa indicação de conclusão do acordo.

Havendo aval político, afirmam esses negociadores, as pendências restantes serão facilmente resolvidas e o acordo poderá ser anunciado em Montevidéu. A UE já informou que, nesse caso, Von Der Leyen participará da reunião de cúpula.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

Fatos e Boatos

Ao que parece, a luz vermelha ainda não acendeu na sala da justiça. Se as conversas de bastidores se confirmarem nos próximos dias, o jogo muda. E talvez não dê mais tempo de apagar o incêndio.
Com essa possível reconfiguração, o partido poderá contar com uma bancada de três vereadores na Câmara Municipal, o que fortaleceria bastante sua representatividade e articulação política local.
Dizem que há vereadores desconfortáveis com essa manobra, mas ainda não tiveram coragem de bater de frente.
E com maioria garantida, não apenas derrubam os vetos do prefeito, como agora prometem travar qualquer nova iniciativa que dependa do aval do Legislativo.
Nas entrelinhas, o anseio por um hospital municipal se destaca, prenunciando transformações profundas para a cidade.
Dizem que a cidade até sente falta de quando o ex-parlamentar roçava ruas. Pelo menos assim, ajudava no aspecto visual da cidade.

VEJA MAIS

Sefaz apresenta experiência com Orçamento Mulher em reunião na Câmara de Cuiabá

A Secretaria de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz) participou, nesta quinta-feira (11), de uma reunião…

Ação integrada resulta na prisão de dupla que furtou loja em shopping de Barra do Garças

A Polícia Civil prendeu dois homens, de 24 e 36 anos, suspeitos de furto praticado…