Olá seja bem vindo: 09/12/2024

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Estresse afeta a rotina de 7 entre cada 10 brasileiros, aponta pesquisa

Mais de 7 em cada 10 brasileiros já se sentiu estressado ao ponto não conseguir lidar com uma situação ou ter sua rotina afetada pelo sentimento. Os dados estão no novo relatório global World Mental Health Day 2024, que reúne dados das populações de 31 países.

Segundo o levantamento, 54% dos brasileiros concordam que a saúde mental é o maior problema de saúde enfrentado hoje no país.

Em 2018, somente 18% da população achava isso. Conforme o relatório, esse percentual só aumentou desde a pandemia até hoje.

A preocupação com o tema é tanta que 77% dos brasileiros disseram já ter pensado sobre a importância de cuidar da saúde mental. Mas muitos esbarram nas limitações do nosso sistema de saúde.

O consenso entre os brasileiros é de que, da parte dos profissionais de saúde, há mais atenção para o físico do que para a mente.

  • 41% vêem a saúde física sendo tratada como mais importante
  • 31% acreditam que a saúde física e a mental são tratadas de forma igual

Entre as perguntas feitas pelos pesquisadores, os brasileiros se destacaram em 4 questionamentos:

1. Durante o ano passado, você se sentiu estressado ao ponto de ter um impacto em como você vive sua vida diária?

  • 76% responderam: sim, pelo menos, uma vez no ano

2. Durante o ano passado, você se sentiu estressado ao ponto de achar que não conseguia mais lidar com as coisas?

  • 74% responderam: sim, pelo menos, uma vez no ano

3. Durante o ano passado, você se sentiu deprimido ao ponto de se sentir triste ou sem esperanças durante algumas semanas ou mais?

  • 65% responderam: sim, pelo menos, uma vez no ano

4. Durante o ano passado, você se sentiu estressado ao ponto de não poder trabalhar por um período de tempo?

  • 50% responderam: sim, pelo menos, uma vez no ano

A pesquisa foi realizada entre os dias 26 de julho e 9 de agosto e teve a participação de 23.667 adultos entre 18 e 74 anos de 31 países.

No caso do Brasil, Chile, Colômbia e outros, os entrevistados representavam uma parcela mais urbana e conectada da população.

LEIA TAMBÉM

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

Fatos e Boatos

Na sessão ordinária realizada na noite de sexta-feira (29/11), na Câmara Municipal de Nobres, um debate acalorado entre os vereadores Rogério Frazão (PSB) e Carlinhos da HS (UB) chamou a atenção dos presentes.
Como bem diz o velho ditado: “A política ama uma traição, mas odeia os traidores.” O resultado não poderia ser outro. Além de perder as eleições, Haig viu ruir a confiança daqueles que, em algum momento, acreditaram em seu projeto. Leia mais clicando aqui…
Os rumores indicam que as quatro mulheres eleitas para a Câmara podem se unir para formar essa nova composição, abrindo espaço para apenas um homem na chapa. A ideia de trazer uma representação majoritariamente feminina soa como uma estratégia ousada e inovadora.
A política local pode até tentar “cozinhar Cheba”, mas é inegável que sua influência já se tornou uma realidade. Ignorá-lo seria um erro estratégico daqueles que buscam consolidar suas posições no poder.
Enquanto alguns postulantes à presidência têm agido de maneira barulhenta, proclamando sua intenção de liderar a Câmara “aos quatro cantos”, Flávio adota uma postura diferente. Ele prefere uma aproximação sutil, deixando que sua articulação seja feita nas sombras, sem a necessidade de autopromoção ruidosa.
Nesta reta final da campanha à presidência da OAB-MT, cuja eleição acontece na próxima segunda (18), os candidatos opositores, partindo para o chamado vale-tudo

VEJA MAIS

Gracyanne Barbosa renovar bronze com biquíni ousado e empina: ‘Só o fiozinho’

Gracyanne Barbosa, de 41 anos, elevou a temperatura neste domingo (8), ao compartilhar um vídeo…

Ex-presidente de associação dos tribunais de contas se lança para vaga no TCU

Conselheiro do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul (TCE-RS) desde 2008, o gaúcho…

Austrália proíbe acesso a redes sociais por menores de 16 anos

Parlamentares australianos aprovaram uma lei que proíbe menores de 16 anos de terem contas em…