Mais de 7 em cada 10 brasileiros já se sentiu estressado ao ponto não conseguir lidar com uma situação ou ter sua rotina afetada pelo sentimento. Os dados estão no novo relatório global World Mental Health Day 2024, que reúne dados das populações de 31 países.
Segundo o levantamento, 54% dos brasileiros concordam que a saúde mental é o maior problema de saúde enfrentado hoje no país.
Em 2018, somente 18% da população achava isso. Conforme o relatório, esse percentual só aumentou desde a pandemia até hoje.
A preocupação com o tema é tanta que 77% dos brasileiros disseram já ter pensado sobre a importância de cuidar da saúde mental. Mas muitos esbarram nas limitações do nosso sistema de saúde.
O consenso entre os brasileiros é de que, da parte dos profissionais de saúde, há mais atenção para o físico do que para a mente.
- 41% vêem a saúde física sendo tratada como mais importante
- 31% acreditam que a saúde física e a mental são tratadas de forma igual
Entre as perguntas feitas pelos pesquisadores, os brasileiros se destacaram em 4 questionamentos:
1. Durante o ano passado, você se sentiu estressado ao ponto de ter um impacto em como você vive sua vida diária?
- 76% responderam: sim, pelo menos, uma vez no ano
2. Durante o ano passado, você se sentiu estressado ao ponto de achar que não conseguia mais lidar com as coisas?
- 74% responderam: sim, pelo menos, uma vez no ano
3. Durante o ano passado, você se sentiu deprimido ao ponto de se sentir triste ou sem esperanças durante algumas semanas ou mais?
- 65% responderam: sim, pelo menos, uma vez no ano
4. Durante o ano passado, você se sentiu estressado ao ponto de não poder trabalhar por um período de tempo?
- 50% responderam: sim, pelo menos, uma vez no ano
A pesquisa foi realizada entre os dias 26 de julho e 9 de agosto e teve a participação de 23.667 adultos entre 18 e 74 anos de 31 países.
No caso do Brasil, Chile, Colômbia e outros, os entrevistados representavam uma parcela mais urbana e conectada da população.