Olá seja bem vindo: 09/12/2024

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
  • Home
  • Polícia
  • Junto de Bolsonaro, general de MS está na lista de indiciados por golpe de Estado

Junto de Bolsonaro, general de MS está na lista de indiciados por golpe de Estado

O general aposentado Laércio Vergílio, de 70 anos, foi indiciado pela PF (Polícia Federal), nesta quinta-feira (21), pelos crimes de abolição violenta do Estado democrático de Direito, golpe de Estado e organização criminosa. Junto do “General Vergílio”, como é chamado pelo clã golpista, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e integrantes que foram do governo dele também estão na lista.

  1. Com Bolsonaro, quem são os outros do clã indiciado por golpe de Estado

Segundo investigação da PF, o “General Vergílio” utilizava da alta patente militar para influenciar e incitar apoio aos demais núcleos de atuação, endossando medidas para consumação do golpe de Estado. Até a última atualização desta reportagem, o Primeira Página não havia conseguido contato com o indiciado.

Em fevereiro deste ano, Vergílio foi alvo de um mandado de busca e apreensão da PF, na operação que investigava a tentativa de golpe de Estado. À época, Vergílio era suspeito de ter participação no planejamento intelectual de uma suposta prisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.

O militar aposentado chegou a depor na sede da Polícia Federal, mas negou envolvimento nos crimes. Antes de entrar para o depoimento, Vergílio disse que morava em Campo Grande há quatro anos e sofria de sequelas de cirurgias realizadas em 2020, como justificativas para não ter cometido os atos golpistas.

Indiciamento de clã golpista

Sem titulo 12
Bolsonaro está incluído na lista de indiciados por golpe de estado. (Foto: Agência Brasil).

O indiciamento do clã golpista ocorre a partir do inquérito que investigava a tentativa de golpe de Estado para manter Bolsonaro no poder, mesmo após Lula (PT) ganhar as eleições de 2022.

Além de Bolsonaro e do “General Vergílio”, também foram indiciados pelos crimes:

  • o general da reserva do Exército Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa do governo Bolsonaro e candidato a vice na chapa que perdeu a eleição de 2022;
  • o general da reserva Augusto Heleno, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI);
  • o policial federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Informações (Abin);
  • Valdemar da Costa Neto, presidente do Partido Liberal (PL), legenda de Bolsonaro.

Clique aqui e veja a lista de todos os indiciados pela PF.

O relatório que indiciou os 37 golpistas vai ser encaminhado ao ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes. Vai ficar ao encargo da PGR (Procuradoria-geral da República) denunciar ou não os indiciados ao STF.

Se julgados, os indiciados vão se tornar réus e podem responder as penas previstas:

  • Golpe de Estado: 4 a 12 anos de prisão;
  • Abolição violenta do Estado democrático de Direito: 4 a 8 anos de prisão;
  • Integrar organização criminosa: 3 a 8 anos de prisão.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

Fatos e Boatos

Na sessão ordinária realizada na noite de sexta-feira (29/11), na Câmara Municipal de Nobres, um debate acalorado entre os vereadores Rogério Frazão (PSB) e Carlinhos da HS (UB) chamou a atenção dos presentes.
Como bem diz o velho ditado: “A política ama uma traição, mas odeia os traidores.” O resultado não poderia ser outro. Além de perder as eleições, Haig viu ruir a confiança daqueles que, em algum momento, acreditaram em seu projeto. Leia mais clicando aqui…
Os rumores indicam que as quatro mulheres eleitas para a Câmara podem se unir para formar essa nova composição, abrindo espaço para apenas um homem na chapa. A ideia de trazer uma representação majoritariamente feminina soa como uma estratégia ousada e inovadora.
A política local pode até tentar “cozinhar Cheba”, mas é inegável que sua influência já se tornou uma realidade. Ignorá-lo seria um erro estratégico daqueles que buscam consolidar suas posições no poder.
Enquanto alguns postulantes à presidência têm agido de maneira barulhenta, proclamando sua intenção de liderar a Câmara “aos quatro cantos”, Flávio adota uma postura diferente. Ele prefere uma aproximação sutil, deixando que sua articulação seja feita nas sombras, sem a necessidade de autopromoção ruidosa.
Nesta reta final da campanha à presidência da OAB-MT, cuja eleição acontece na próxima segunda (18), os candidatos opositores, partindo para o chamado vale-tudo

VEJA MAIS

Gracyanne Barbosa renovar bronze com biquíni ousado e empina: ‘Só o fiozinho’

Gracyanne Barbosa, de 41 anos, elevou a temperatura neste domingo (8), ao compartilhar um vídeo…

Ex-presidente de associação dos tribunais de contas se lança para vaga no TCU

Conselheiro do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul (TCE-RS) desde 2008, o gaúcho…

Austrália proíbe acesso a redes sociais por menores de 16 anos

Parlamentares australianos aprovaram uma lei que proíbe menores de 16 anos de terem contas em…