O governador Mauro Mendes criticou o Senado por segurar a votação de projeto de lei que pode ajudar a liberar a construção Ferrogrão. Ele disse que os senadores têm sido omissos em enfrentar a polêmica e emperram a mudanças na lei já há dois anos.
“A Câmara Federal aprovou um novo projeto de licenciamento e teve a coragem de colocar muitos marcos importantes, definitivos, para melhorar e desburocratizar o processo de licenciamento ambiental. [Ele] está há mais de dois anos parado no Senado. O Senado tem sido omisso e está privilegiando a burocracia ao invés de setores [econômicos] importantes”, disse.
Mauro Mendes participou ontem (26) de um painel da CNN Talks de debates sobre o desenvolvimento do país. A ferrovia Ferrogrão foi destacada como um exemplo da ineficiência do governo federal. O projeto foi lançado há dez anos, mas ainda não saiu do papel e continua com pendência no Supremo Tribunal Federal (STF).
O governador acrescentou que, além da burocracia, a ferrovia em particular tem sido arrastada para questão política que também priorizaria interesses internacionais. A Ferrogrão tem está no centro de discussões ambientais por parte de seu traçado passar pela Floresta Amazônica.
A ferrovia liga Sinop (398 km de Cuiabá) ao porto de Miritituba, no Pará, numa extensão de 933 quilômetros de trilhos. Economicamente, ela é vista como a saída para reduzir as perdas no escoamento de produção do agronegócio e melhorar o transporte.