O motorista envolvido no acidente que matou Alice da Silva Barros, de 64 anos, na tarde dessa terça-feira (23), na Avenida da FEB, em Várzea Grande, foi liberado sem fiança e deverá responder em liberdade pelo crime de homicídio culposo na direção de veículo.
Apesar de ter permanecido no local após o acidente, o homem teria agido de forma “imprudente e negligente” ao não observar a parada dos veículos para a travessia da vítima na faixa de pedestres da avenida, como afirmou o delegado da Polícia Civil, Christian Cabral.
Alice da Silva foi atingida por um veículo quando terminava de atravessar a faixa de pedestres em frente a uma rede de atacadista na FEB, avenida já conhecida por outros casos de atropelamentos ou acidentes fatais.
O acidente ocorreu, segundo o delegado, após o motorista de um Gol não observar a parada de carros antes da faixa de pedestres e atingir outros dois carros e uma moto. Com o impacto, um dos veículos atingiu a idosa e ficou parado sobre ela, causando a morte ainda no local.
Um vídeo gravado por um caminhoneiro que passava pelo local mostra o momento em que o Gol atinge um Ford Ka e o arremessa contra pedestres que atravessavam a faixa em frente. Assista:
Testemunhas do acidente conseguiram retirar o carro de cima da vítima antes da chegada das equipes de apoio; como é possível ver no vídeo abaixo:
Quatro pessoas que também estavam no local ficaram feridas e foram encaminhadas para atendimento médico pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Imprudência causou acidente
O delegado Christian Cabral explicou à reportagem que, após o acidente, o motorista do Gol ficou no local para prestar socorro às vítimas e, por isso, não permaneceu preso e nem precisou pagar fiança. Ele responderá em liberdade.
Cabral também afirmou que há a necessidade de um estudo mais aprofundado sobre a avenida da FEB, que está prestes a receber um corredor viário com circulação de ônibus do transporte público e, consequentemente, aumento de pedestres na travessia pela faixa central.
“Se nada for feito para mudar este cenário que nós temos hoje, nós vamos ter muitos óbitos e muitas lesões, com muitas perdas materiais ainda nessa via.”
Christian Cabral Delegado
Semáforos devem ser implantados
Questionada sobre sinalização e melhorias na segurança de pedestres na avenida da FEB, a Prefeitura de Várzea Grande informou por nota que a Secretaria de Mobilidade Urbana atua com o governo do estado para implantação de semáforos em pontos estratégicos da via.
A nota diz ainda que o município já instalou radares de controle e redução de velocidade em diversos pontos da avenida há mais de dois meses.
A secretaria também informou que as intervenções relacionadas ao corredor do Bus Rapid Transit (BRT) estão na fase final de execução e não foram oficialmente concluídas ou entregues ao município.
Enquanto isso, o poder público segue realizando “gestão do trânsito dentro das possibilidades atuais, adotando medidas para ampliar a segurança viária”.
Não é a primeira vez!
Em janeiro deste ano, a idosa Ilmis Dalmis Mendes da Conceição, de 72 anos, morreu após ser atropelada duas vezes na Avenida da FEB, em Várzea Grande. Veja abaixo o momento:
No dia 16 deste mês, a Justiça aceitou a denúncia e tornou réu o motorista responsável pela morte da vítima, o advogado Paulo Roberto Gomes.

Ilmes foi atropelada duas vezes e teve o corpo desmembrado devido à alta velocidade com que Paulo Roberto conduzia um carro sentido à região do “Zero KM”. Ao portal Primeira Página, o advogado Glauco Ferreira, que defende Paulo Roberto, disse que ele não teve a intenção de matar, alegando que foi uma “lamentável fatalidade”.
-
Mulher morre atropelada durante acidente em avenida de Várzea Grande
-
Vídeo mostra momento em que carros colidem e atingem vítimas em faixa de pedestre
-
Justiça aceita denúncia contra advogado acusado de atropelar idosa duas vezes em Várzea Grande
-
Novos radares em Várzea Grande começam a multar neste sábado; veja os pontos