Olá seja bem vindo: 21/04/2025

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
  • Home
  • Polícia
  • Placas solares com potência falsa? Fiscalização detecta irregularidades e notifica fabricante

Placas solares com potência falsa? Fiscalização detecta irregularidades e notifica fabricante

O Ipem-MT (Instituto de Pesos e Medidas de Mato Grosso) identificou irregularidades na potência declarada de placas solares vendidas no estado. Após uma denúncia anônima, amostras de diferentes marcas de módulos fotovoltaicos foram coletadas e enviadas para testes laboratoriais no Rio de Janeiro.

Placas coletadas foram enviadas para testes no Rio de Janeiro. (Foto: reprodução)

Entre os modelos avaliados, o TSun 560 W foi reprovado por entregar uma potência significativamente inferior à prometida pelo fabricante, causando prejuízos aos consumidores. Essa autuação é a primeira no Brasil a expor discrepâncias entre a potência declarada e a real de placas solares.

A operação tem como objetivo garantir que os produtos no mercado de energia solar atendam aos padrões de qualidade e segurança, protegendo tanto os consumidores quanto as empresas que atuam de forma ética.

Fiscalização nacional

A ação faz parte de uma operação conjunta que abrange também os estados de Minas Gerais, Espírito Santo e Goiás, e tem como foco a conformidade das placas solares comercializadas no Brasil. Desde a publicação da Portaria Inmetro nº 140/2021, os módulos fotovoltaicos devem atender ao Regulamento Técnico da Qualidade, que exige informações claras sobre potência e eficiência, além da Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE).

Em 2023, o Inmetro ampliou as regras com a Portaria nº 515, que trouxe critérios adicionais de segurança para prevenir acidentes e garantir a eficiência dos equipamentos. A intensificação das fiscalizações busca assegurar que os produtos entreguem o desempenho anunciado pelos fabricantes.

Consequências para o mercado

O revendedor do modelo reprovado foi notificado e terá prazo para apresentar defesa. Caso não cumpra as normas, poderá enfrentar sanções como multas e a retirada do produto do mercado.

A fiscalização reforça a importância de os consumidores verificarem se os equipamentos possuem a certificação do Inmetro e atendem aos padrões de qualidade e segurança exigidos. A energia solar, consolidada como uma alternativa sustentável e econômica, exige cuidados na escolha dos equipamentos para garantir eficiência e durabilidade.

  1. MPF de MT contrata empresa de instalação de energia solar

  2. Adesão à energia solar aumenta em 57% no último ano em MS

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

Fatos e Boatos

Dizem que há vereadores desconfortáveis com essa manobra, mas ainda não tiveram coragem de bater de frente.
E com maioria garantida, não apenas derrubam os vetos do prefeito, como agora prometem travar qualquer nova iniciativa que dependa do aval do Legislativo.
Nas entrelinhas, o anseio por um hospital municipal se destaca, prenunciando transformações profundas para a cidade.
Dizem que a cidade até sente falta de quando o ex-parlamentar roçava ruas. Pelo menos assim, ajudava no aspecto visual da cidade.
Não há marketing no mundo que salve uma imagem desgastada, marcada pela prepotência e pela postura de quem passa por cima de qualquer uma para satisfazer o próprio ego.
Até por que a vereadora já esteve no poder executivo, e não fez nada para beneficiar alunos de faculdades.

VEJA MAIS

Vídeo mostra onça-pintada rondando fazenda onde caseiro foi atacado

Vídeo de câmera de segurança, obtido pela reportagem, mostra uma onça-pintada rondando a propriedade onde…

Lula diz que papa Francisco foi “o mais brasileiro dos argentinos“

Em vídeo divulgado nesta segunda-feira (21), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) exaltou…

Ginasta Rebeca Andrade conquista prêmio Laureus, o Oscar do Esporte

A ginasta brasileira Rebeca Andrade, de 24 anos, tornou-se a primeira atleta mulher do país…