Olá seja bem vindo: 25/06/2026

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
  • Home
  • Polícia
  • Polícia Militar oficializa passagem de três comandos da instituição em Cuiabá

Polícia Militar oficializa passagem de três comandos da instituição em Cuiabá

A Polícia Militar de Mato Grosso empossou três novos comandantes da instituição, nesta quinta-feira (11.9), durante solenidade realizada no auditório do Quartel do Comando Geral, em Cuiabá. A cerimônia foi presidida pelo comandante-geral da PMMT, coronel Claudio Fernando Carneiro Tinoco, acompanhado do secretário de Estado de Segurança Pública, coronel Cesar Roveri e demais autoridades.

Na ocasião, o 1º Comando Regional de Cuiabá passou a ser comandado pelo coronel Ernesto Xavier de Lima Júnior, no lugar do coronel Paulo César da Silva. Anteriormente, Lima Júnior exercia a função de coordenador do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer). O militar já comandou o Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA), a 2ª CIA de Proteção Ambiental de Rondonópolis, Núcleo de Polícia Militar de Pedra Preta e subcomandante da Companhia de Policiamento da Vila Aurora.


Da esquerda para direta: coronel Paulo César, subchefe do Estado Maior, coronel José Nildo e o coronel Lima Júnior, novo comandante do 1º CR

O 1º CR de Cuiabá abrange os municípios de Chapada dos Guimarães, Acorizal, Santo Antônio de Leverger, Barão de Melgaço, Nova Brasilândia e Planalto da Serra. O coronel Paulo César agradeceu ao coronel Fernando e a todos os policiais militares da tropa, desde a função administrativa aos da ponta.

“Expresso minha gratidão ao comandante-geral e a todo alto escalão da instituição pelo apoio recebido durante esse período à frente do 1º Comando Regional. Agradeço também aos comandantes das unidades subordinadas, oficiais e praças pelo trabalho incansável e comprometido. Desejo sorte ao coronel Lima Júnior nesta nova empreitada”, discursou coronel Paulo César.

Além disso, o tenente-coronel Tiago Costa Gomes passou o comando do Batalhão de Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam) para o tenente-coronel Fábio Alves Ribeiro, que estava à frente do 9º Batalhão da Polícia Militar. O tenente-coronel Ribeiro foi comandante da 23ª CIA da Força Tática de Cáceres, comandante do 6º Batalhão de Cáceres, subcomandante da Rotam, comandante da 2ª CIA PM de Araputanga, 3ª CIA PM de São José dos Quatro Marcos e do 2º Pelotão de Rio Branco.


Da esquerda para direita: tenente-coronel Costa Gomes, comandante do Comando Especializado, coronel Roque e o novo comandante da Rotam, tenente-coronel Ribeiro

O tenente-coronel Costa Gomes também agradeceu a oportunidade de estar a frente de uma das mais importantes unidades especializadas da Polícia Militar, destacando-o como unidade escola compartilhando conhecimentos técnico e operacional com policiais militares de Mato Grosso e demais estados, além dos projetos sociais como o Jiu-Jitsu Rotam, a Escola de Futebol Grêmio Rotam e a corrida Rotam Extreme.

“É com muita honra que repasso o comando da Rotam ao tenente-coronel Ribeiro que terá uma importante e grande missão pela frente. Só tenho agradecer ao comandante-geral da Polícia Militar coronel Fernando pela oportunidade e por sempre estar disposto a atender as necessidades da nossa unidade especializada”, comentou.

Ainda na cerimônia, houve a mudança de comandante do 3º Batalhão de Polícia Militar, sendo transmitida do tenente-coronel Roberto Menegotto ao tenente-coronel Adonival Coelho de Souza Júnior, que ocupava a função de assessor especial chefe do Escritório Diretivo de Projetos Especiais da Sesp.

O tenente-coronel Adonival já foi subcomandante da 1ª CIPM de Chapada dos Guimarães, comandante da Companhia Centro do 1º Batalhão, chefe da Agência Local de Inteligência, coordenador adjunto do Programa Nacional de Segurança Pública das Fronteiras e Divisas – Programa Vigia Mais do Ministério da Justiça e Segurança Pública.


Da esquerda para direita: tenente-coronel Menegotto, comandante do 1º CR, coronel Lima Júnior e atual comandante do 3º Batalhão, tenente-coronel Adonival

O 3º BPM é o maior batalhão de Mato Grosso, sediado na região da Grande CPA de Cuiabá, é responsável pelo policiamento de mais de 100 bairros, distritos e comunidades rurais da Capital, distribuídos em sete companhias de policiamento e um Grupamento de Apoio (GAP).

O comandante-geral da PMMT, coronel Claudio Fernando Carneiro Tinoco enalteceu todos os policiais militares que repassaram o comando das unidades da instituição, destacando seu profissionalismo, dedicação, empenho e comprometimento com a segurança pública no Estado. “A mudança de comando é natural na Polícia Militar. Os ex-comandantes terão novas missões pela frente junto à nossa instituição em outros setores. Assim como os novos comandantes continuarão os importantes serviços prestados à sociedade, cada um dentro da sua expertise. São nomes muito bem escolhidos, são profissionais preparados e capacitados, com a única missão de servir e proteger”, discursou o coronel Fernando.

O secretário da Sesp, coronel Roveri parabenizou os novos comandantes da Polícia Militar e enfatizou a mudança do Governo do Estado com a Segurança Pública, ressaltando os importantes investimentos realizados nos últimos anos. “Passamos por um tempo sombrio na Segurança Pública com a falta de armamentos, sem combustível para as viaturas, salários atrasados, sem promoções, sem novos chamamentos de concursados e com trabalho sério, ajuste no orçamento e comprometimento com arrecadação estadual, o governador Mauro Mendes transformou essa história. Temos uma das Forças de Segurança mais bem preparadas e equipadas do país. A nossa realidade nos últimos seis anos é totalmente diferente. Somos um exemplo de um estado que dá certo”, reforçou coronel Roveri.

Fonte: PM MT – MT

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

Fatos e Boatos

No fim das contas, fica aquela sensação difícil de explicar. Mas quem saiba, dia 28 de Abril ás 19h, alguém explique em uma tribuna de câmara! Será?
A informação que circula é de que o reajuste deve alcançar remunerações de até R$ 4 mil, o que beneficiaria diretamente uma parcela significativa do funcionalismo.
Reza a lenda que numa certa repartição pública, surgiu uma nova líder autoproclamada “coach de transformação social”.
e você conhece esse tipo de “parceiro”, cuidado: o aperto de mão pode vir com veneno. E aqui a gente avisa: a onça pode até ser parda, mas o rastro é preto no branco.
Ao que parece, a luz vermelha ainda não acendeu na sala da justiça. Se as conversas de bastidores se confirmarem nos próximos dias, o jogo muda. E talvez não dê mais tempo de apagar o incêndio.
Com essa possível reconfiguração, o partido poderá contar com uma bancada de três vereadores na Câmara Municipal, o que fortaleceria bastante sua representatividade e articulação política local.

VEJA MAIS

Polícia Civil prende homem investigado por estupro de vulnerável em Canabrava do Norte

A Polícia Civil cumpriu, nesta quinta-feira (25.6), um mandado de prisão temporária contra um homem,…

Difícil tarefa dos artilheiros que marcaram em todos jogos de uma Copa

Ser convocado, entrar em campo numa partida de Copa do Mundo, fazer um gol que…

Larissa Saad celebra evolução de Lucas Moura após grave lesão: ‘Vitória enorme

Larissa Saad, de 34 anos, emocionou os seguidores nesta quinta-feira (25), ao compartilhar um momento…