Olá seja bem vindo: 28/06/2026

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
  • Home
  • Política
  • Projeto de Dr. João cria semana de conscientização sobre insuficiência istmo cervical

Projeto de Dr. João cria semana de conscientização sobre insuficiência istmo cervical

As concessionárias responsáveis pela administração das rodovias em Mato Grosso iniciaram a fase de testes do novo modelo de Vale-Pedágio Obrigatório (VPO) por placa. A iniciativa integra o processo nacional de modernização do sistema de pagamento do pedágio no transporte rodoviário de cargas e utiliza a plataforma de interoperabilidade MeuPedágio como base tecnológica.

O Vale-Pedágio Obrigatório foi instituído pela Lei nº 10.209, de 2001, com o objetivo de garantir que o valor do pedágio seja antecipado ao transportador, impedindo que o custo recaia sobre o caminhoneiro. O novo modelo representa um avanço em relação aos formatos tradicionais, ao vincular o pagamento diretamente à placa do veículo.

A operação do VPO por placa está amparada pela Resolução nº 6.024, de 2023, da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). A norma estabelece as regras do vale-pedágio, define os critérios de habilitação das Fornecedoras de Vale-Pedágio Obrigatório (FVPOs) e regulamenta os modelos operacionais e tecnológicos utilizados no sistema.

Os testes em andamento no estado seguem rigorosamente os parâmetros definidos pela ANTT e envolvem apenas FVPOs devidamente homologadas. O modelo por placa teve sua primeira homologação publicada no Diário Oficial da União no primeiro semestre de 2024, marcando o início oficial da adoção desse formato no país.

Nesta fase experimental, o sistema é avaliado em ambiente real de operação. Estão sendo testados os fluxos de emissão do vale-pedágio, a integração entre os sistemas das FVPOs, da plataforma MeuPedágio e das concessionárias, além dos mecanismos automatizados de reconhecimento de placas e autorização de passagem nas praças de pedágio.

A plataforma MeuPedágio atua como um hub de interoperabilidade, conectando concessionárias e fornecedoras do vale-pedágio. Com isso, o caminhoneiro passa a ter o pedágio liberado automaticamente pela identificação da placa do veículo, sem a necessidade de cartões, etiquetas eletrônicas, tags ou outros dispositivos físicos.

O novo arranjo está alinhado à diretriz da ANTT de migração para soluções totalmente eletrônicas e interoperáveis. A expectativa é reduzir custos operacionais, simplificar processos e eliminar despesas adicionais que, até então, eram comuns em modelos baseados em dispositivos físicos.

A implantação do VPO por placa ocorrerá de forma gradual em todo o país. Conforme o cronograma em discussão entre a agência reguladora e os agentes do setor, a previsão é que o sistema esteja plenamente operante em todas as praças de pedágio até o final de abril de 2026. Durante esse período, ajustes técnicos poderão ser realizados para garantir a estabilidade e a eficiência da operação.

O início dos testes em Mato Grosso passa a servir como referência nacional para a expansão do modelo. A experiência no estado fornece subsídios técnicos para a consolidação da interoperabilidade entre FVPOs, concessionárias e demais sistemas envolvidos, contribuindo para a implementação em larga escala do novo formato do Vale-Pedágio Obrigatório.

Com a adoção do modelo por placa, o setor de transporte rodoviário de cargas avança em previsibilidade, transparência e controle, fortalecendo a fiscalização do cumprimento da legislação e modernizando a gestão do pedágio nas rodovias brasileiras.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

Fatos e Boatos

No fim das contas, fica aquela sensação difícil de explicar. Mas quem saiba, dia 28 de Abril ás 19h, alguém explique em uma tribuna de câmara! Será?
A informação que circula é de que o reajuste deve alcançar remunerações de até R$ 4 mil, o que beneficiaria diretamente uma parcela significativa do funcionalismo.
Reza a lenda que numa certa repartição pública, surgiu uma nova líder autoproclamada “coach de transformação social”.
e você conhece esse tipo de “parceiro”, cuidado: o aperto de mão pode vir com veneno. E aqui a gente avisa: a onça pode até ser parda, mas o rastro é preto no branco.
Ao que parece, a luz vermelha ainda não acendeu na sala da justiça. Se as conversas de bastidores se confirmarem nos próximos dias, o jogo muda. E talvez não dê mais tempo de apagar o incêndio.
Com essa possível reconfiguração, o partido poderá contar com uma bancada de três vereadores na Câmara Municipal, o que fortaleceria bastante sua representatividade e articulação política local.

VEJA MAIS

Queda de avião deixa 11 mortos no nordeste da França

Um avião de uma escola de paraquedismo caiu e deixou 11 mortos na cidade de…

Livre no mercado, Lewandowski encaminha ida ao Chicago Fire, da MLS

O atacante Robert Lewandowski está perto de ser anunciado por seu novo clube. De acordo…

Tati Dias celebra véspera do casamento com Lauana Prado e declara: ‘Brindamos a vida

Tati Dias usou as redes sociais, neste sábado (27), para celebrar a véspera do casamento…