Olá seja bem vindo: 18/03/2025

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Resgate de animais peçonhentos em residências cresce 72% em MT

O atendimento do Corpo de Bombeiros (CBMMT) às ocorrências de captura de animais peçonhentos aumentou 72%, em Mato Grosso, no último mês. Os dados trouxeram alerta para corporação, que aponta chance de crescimento no número de casos com a chegada dos períodos chuvosos.

Com o aumento das chuvas em Mato Grosso, os registros de resgates de animais peçonhentos também cresceram. Até outubro, os bombeiros militares já capturaram 1.046 desses animais.

Em setembro foram 37 ocorrências, enquanto em outubro esse número subiu para 64. Outros 44 animais peçonhentos, como aranhas e escorpiões, também foram capturados no período, totalizando 145 ocorrências, representando aumento de 72% em trinta dias.

O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTec) prevê fortes chuvas para os próximos dias, o que aumenta ainda mais a preocupação, já que os animais peçonhentos costumam buscar abrigo em áreas secas durante as inundações.

O que fazer ao encontrar um animal peçonhento?

O major bombeiro militar Rivaldo Miranda de Andrade alerta para os riscos de contato com esses animais.

“O mais importante é evitar qualquer contato com o animal, que é um ser selvagem e está fora do seu habitat natural, e muitas vezes as pessoas se sentem incentivadas a manuseá-lo e essa atitude gera um risco adicional que é de ser picado, portanto, é fundamental não ter qualquer contato físico com o animal”, explica o major Andrade.

Em caso de encontrar um animal peçonhento, a orientação é não tentar capturá-lo ou matá-lo. Em situações como essa, a recomendação é acionar o Corpo de Bombeiros Militar, que possui a estrutura necessária para realizar a captura de maneira segura.

“Estamos disponíveis em todo o Estado, trabalhando todos os dias, 24 horas, para oferecer suporte à população. Em caso de emergência, basta ligar para o 193, e uma equipe especializada irá atender”, ressaltou o major.

Prevenção: como evitar acidentes com animais peçonhentos

Para evitar acidentes com animais peçonhentos, algumas medidas simples podem ser adotadas:

  • Mantenha a limpeza: Elimine o acúmulo de lixo e entulho em quintais e terrenos baldios.
  • Cuide dos jardins: Remova folhas secas, galhos e outros materiais que possam servir de abrigo para esses animais.
  • Veda frestas e buracos: Feche todas as aberturas em paredes, pisos e telhados.
  • Inspecione roupas e calçados: Antes de usar, verifique se não há nenhum animal escondido.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

Fatos e Boatos

Dizem que a cidade até sente falta de quando o ex-parlamentar roçava ruas. Pelo menos assim, ajudava no aspecto visual da cidade.
Não há marketing no mundo que salve uma imagem desgastada, marcada pela prepotência e pela postura de quem passa por cima de qualquer uma para satisfazer o próprio ego.
Até por que a vereadora já esteve no poder executivo, e não fez nada para beneficiar alunos de faculdades.
De fato, muitas vezes os heróis locais acabam sendo subestimados, enquanto figuras externas despertam maior fascínio e confiança.
Na sessão ordinária realizada na noite de sexta-feira (29/11), na Câmara Municipal de Nobres, um debate acalorado entre os vereadores Rogério Frazão (PSB) e Carlinhos da HS (UB) chamou a atenção dos presentes.
Como bem diz o velho ditado: “A política ama uma traição, mas odeia os traidores.” O resultado não poderia ser outro. Além de perder as eleições, Haig viu ruir a confiança daqueles que, em algum momento, acreditaram em seu projeto. Leia mais clicando aqui…

VEJA MAIS

Câmara de Cuiabá aprova moção de pesar pela morte brutal de Emelly Azevedo Sena

A Câmara Municipal de Cuiabá aprovou, na terça-feira (18), uma moção de pesar pela trágica…

País tem recorde na produção de ovos, abate de bovinos, frango e porco; MT lidera ranking

A agropecuária brasileira terminou 2024 com números recordes na produção de ovos e abate de…