Olá seja bem vindo: 06/12/2024

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
  • Home
  • Política
  • Saiba o que acontece após STJ liberar cultivo de cannabis medicinal

Saiba o que acontece após STJ liberar cultivo de cannabis medicinal

A Primeira Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) liberou, na última quarta-feira (13), o cultivo de cannabis medicinal no país.

Foi autorizada o cultivo e comercialização do chamado cânhamo industrial, variação da Cannabis sativa com teor de tetrahidrocanabinol (THC) e que não tem efeitos psicoativos.

Veja mais detalhes sobre a decisão:

Quem pode cultivar cannabis medicinal?

Apenas empresas, visando a produção de medicamentos ou o uso industrial farmacêutico.

O que é cannabis medicinal?

A cannabis medicinal é um produto obtido através da extração dos canabinoides, substâncias presentes na Cannabis sativa, que agem em vários lugares do corpo, incluindo o cérebro.

O STJ decidiu que é possível importar sementes e cultivar a variedade conhecida como cânhamo industrial, que tem baixo teor de THC (tetrahidrocanabinol) – o princípio psicoativo da maconha.

O cânhamo, também chamado de “hemp”, tem baixa concentração de THC, mas é rico em CDB (canabidiol), substância que não causa dependência e pode ser utilizada para a fabricação de remédios e outros produtos.

Para quais fins poderá ser cultivada a cannabis?

Para fins medicinais. O CBD pode ser usado em casos de câncer, Alzheimer, epilepsia e Mal de Parkinson, por exemplo.

Já está liberado o cultivo de cannabis?

Não. Ainda é necessária a regulamentação.

Até quando a regulamentação deverá ser criada?

O prazo para a regulamentação a ser realizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e pela União é de seis meses. Entretanto, cabe recurso à decisão.

Quando foi decidida a liberação do cultivo de cannabis?

Em 13 de novembro de 2024.

Decisão do STJ tem relação com uso de drogas?

A discussão no STJ não teve relação com uso de drogas, e nem com descriminalização ou legalização do consumo, tráfico ou produção de drogas.   Essas condutas continuam sendo consideradas crimes, com exceção do porte de até 40 gramas de maconha para uso pessoal, descriminalizado pelo STF em junho.

O caso em questão tratou de um pedido de uma empresa de biotecnologia para importação do cânhamo.

Os ministros do STJ analisaram um recurso contra decisão do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) que havia rejeitado o pedido de autorização para importação de sementes da planta.

*Com informações de Lucas Mendes, da CNN

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

Fatos e Boatos

Na sessão ordinária realizada na noite de sexta-feira (29/11), na Câmara Municipal de Nobres, um debate acalorado entre os vereadores Rogério Frazão (PSB) e Carlinhos da HS (UB) chamou a atenção dos presentes.
Como bem diz o velho ditado: “A política ama uma traição, mas odeia os traidores.” O resultado não poderia ser outro. Além de perder as eleições, Haig viu ruir a confiança daqueles que, em algum momento, acreditaram em seu projeto. Leia mais clicando aqui…
Os rumores indicam que as quatro mulheres eleitas para a Câmara podem se unir para formar essa nova composição, abrindo espaço para apenas um homem na chapa. A ideia de trazer uma representação majoritariamente feminina soa como uma estratégia ousada e inovadora.
A política local pode até tentar “cozinhar Cheba”, mas é inegável que sua influência já se tornou uma realidade. Ignorá-lo seria um erro estratégico daqueles que buscam consolidar suas posições no poder.
Enquanto alguns postulantes à presidência têm agido de maneira barulhenta, proclamando sua intenção de liderar a Câmara “aos quatro cantos”, Flávio adota uma postura diferente. Ele prefere uma aproximação sutil, deixando que sua articulação seja feita nas sombras, sem a necessidade de autopromoção ruidosa.
Nesta reta final da campanha à presidência da OAB-MT, cuja eleição acontece na próxima segunda (18), os candidatos opositores, partindo para o chamado vale-tudo

VEJA MAIS

Série nacional é indicada ao Critics Choice Awards. Veja a lista

Senna, série sobre a vida e a carreira de Ayrton Senna, foi indicada na categoria…

A PEC da Segurança chega atrasada ao Congresso? Assista a “O Grande Debate“

O advogado Vitor Marques e o ex-deputado federal e empresário Alexis Fonteyne discutiram, nesta quinta-feira…

Operação Inativados cumpre sete mandados contra investigados por tráfico em Poconé

A Delegacia da Polícia Civil de Poconé deflagrou, nesta terça-feira (03.12), a Operação Inativados para…