Olá seja bem vindo: 18/03/2025

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
  • Home
  • Polícia
  • Transações em contas de servidores revelam possível vínculo com facção

Transações em contas de servidores revelam possível vínculo com facção

O promotor João Batista de Oliveira, que lidera a Operação Nexus – deflagrada nesta terça-feira (3) pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado) – em entrevista ao MT1 da TV Centro América, destacou que as investigações revelaram indícios de enriquecimento ilícito de servidores públicos envolvidos.

O objetivo da ação é aprofundar as apurações para desfazer os vínculos entre funcionários da Penitenciária Central do Estado (PCE) e a facção criminosa Comando Vermelho em Mato Grosso.

De acordo com as investigações, servidores públicos podem ter podem estar envolvidos em esquema de enriquecimento ilícito. (Foto: TVCA)

Segundo o promotor, a investigação identificou movimentações financeiras atípicas nas contas bancárias de alguns servidores, indicando possível desvio de verbas oriundas de atividades ilícitas.

“Identificamos que parte dos recursos gerados pela cantina da penitenciária estava sendo utilizada para o enriquecimento ilícito de policiais penais e alguns presos”, explicou Oliveira.

Nesta fase da operação, as buscas e apreensões realizadas visam reunir provas para “firmar convicção contra essas pessoas” a fim de obter base para outras medidas cautelares, e até mesmo a prisão dos investigados.

A Secretaria de Estado de Segurança Pública informou que está oferecendo ao Gaeco o suporte necessário para a apuração dos fatos e destacou que irá adotar todas as medidas cabíveis ao caso, como abertura de Processo Administrativo Disciplinar (PAD) contra os envolvidos.

A Sesp disse ainda que realiza operações continuadas dentro das unidades prisionais, com objetivo de apreender e proibir a entrada de celulares e outros produtos ilícitos.

Informou ainda que na Penitenciária Central do Estado (PCE), em Cuiabá, foco da operação do Gaeco, a Sesp deu início a uma de série medidas que incluem, além de operações de busca e varredura, a troca da equipe de direção e mudanças de procedimentos de acesso à unidade.

Participação de agentes públicos

A operação investiga se os servidores contribuíram para a venda de mercadorias no interior da penitenciária, autorizada de forma irregular, favorecendo o esquema.

As investigações também apontam que o dinheiro movimentado pela Associação dos Servidores da Penitenciária Central (Aspec), que chegou a R$ 13 milhões entre 2019 e 2023, pode estar relacionado ao esquema. 

O Ministério Público argumenta que a movimentação é incompatível com a estrutura da Aspec.

Com cinco mandados de busca e apreensão já cumpridos, o Gaeco agora trabalha na análise dos documentos apreendidos para consolidar provas que possam embasar futuras denúncias.

  1. Corpo de homem que desapareceu no Rio Aquidauana é encontrado pelos bombeiros

  2. Operações contra ‘gatos’ de energia prendem mais de 50 pessoas em MT

  3. Casal que escondia 1 tonelada de maconha em caixa d’água é preso em Várzea Grande

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

Fatos e Boatos

Dizem que a cidade até sente falta de quando o ex-parlamentar roçava ruas. Pelo menos assim, ajudava no aspecto visual da cidade.
Não há marketing no mundo que salve uma imagem desgastada, marcada pela prepotência e pela postura de quem passa por cima de qualquer uma para satisfazer o próprio ego.
Até por que a vereadora já esteve no poder executivo, e não fez nada para beneficiar alunos de faculdades.
De fato, muitas vezes os heróis locais acabam sendo subestimados, enquanto figuras externas despertam maior fascínio e confiança.
Na sessão ordinária realizada na noite de sexta-feira (29/11), na Câmara Municipal de Nobres, um debate acalorado entre os vereadores Rogério Frazão (PSB) e Carlinhos da HS (UB) chamou a atenção dos presentes.
Como bem diz o velho ditado: “A política ama uma traição, mas odeia os traidores.” O resultado não poderia ser outro. Além de perder as eleições, Haig viu ruir a confiança daqueles que, em algum momento, acreditaram em seu projeto. Leia mais clicando aqui…

VEJA MAIS

País tem recorde na produção de ovos, abate de bovinos, frango e porco; MT lidera ranking

A agropecuária brasileira terminou 2024 com números recordes na produção de ovos e abate de…

Polícia Civil frustra novo golpe e recupera equipamentos avaliados em R$ 60 mil

A Polícia Civil de Mato Grosso, por meio da 1ª Delegacia de Sinop (500 km…