O senador Wellington Fagundes (PL-MT) diz que o pacote fiscal do governo Lula vai “dificultar” a situação para os brasileiros que recebem na faixa de um salário mínimo. Segundo ele, a proposta, apresentada nessa quarta-feira (27.11), pelo ministro Fernando Haddad, vai segurar o reajuste do salário e aumentar a carga tributária.
“O que a gente viu, bem claro, é que o governo está apresentando uma proposta que vai aumentar a carga tributária; em relação ao salário mínimo, ele quer segurar, portanto, quem ganha menos, vai ter mais dificuldade. E o mais importante é que a inflação está batendo [a meta fiscal], o que é mais pernicioso”, disse.
Welington Fagundes deixou a reunião nesta quinta-feira (28.11), pela manhã em que era apresentado a proposta de pacote fiscal para avaliar os impactos. O senador disse que não existem medidas eficientes para a redução de gastos do governo.
“Qual é a intenção do governo: é apenas enganar a população ou realmente cortar gastos? Até agora não se demonstrou, em nenhum momento, que o governo quer cortar gastos. A proposta do governo é aumentar imposto e continuar a gastança”, complementou.
O ministro Fernando Haddad (Fazenda) apresentou ontem à noite um pacote de contingência de gastos, porém, as medidas não foram bem recebidas. O dólar voltou a chegar a R$ 6 ao longo do dia no mercado financeiro.