Em uma reunião realizada na Pousada dos Nobres, o prefeito eleito de Nobres, Zé Domingos (UB), apresentou oficialmente Bruna Mendes de Fava como a futura secretária de Turismo da cidade, que assumirá a pasta a partir de 2025. O encontro reuniu empresários, guias turísticos e donos de atrativos no distrito de Bom Jardim, conhecido por ser o coração do turismo local.
Em sua abertura, Zé Domingos ressaltou a importância de fortalecer a Secretaria de Turismo para fomentar e organizar de forma estratégica o setor na região. “Nobres é um dos maiores destinos turísticos do Brasil, e o fortalecimento dessa secretaria, liderada por alguém com o currículo da Bruna, é essencial para profissionalizar ainda mais nosso turismo. Ela traz consigo um histórico de experiência e uma visão moderna que certamente elevará Nobres a um novo patamar”, afirmou.
O currículo da futura secretária
Bruna Mendes de Fava tem uma trajetória acadêmica e profissional consolidada na área de turismo e cultura. Formada em Bacharelado em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí em 2010, Bruna continuou sua qualificação com um mestrado em Turismo e Cultura pela UFMT em 2015 e, em 2021, concluiu o doutorado em Cultura.
Com vasta experiência, Bruna já atuou como professora na UNEMAT e no IFMT, além de ter sido consultora no SEBRAE e ocupado posições estratégicas no governo de Mato Grosso. Sua indicação à Secretaria de Turismo foi avalizada pelo ex-secretário de turismo estadual, Jefferson Moreno, e pelo empresário Carlos Nigro.
Uma nova visão para o turismo de Nobres
Em sua fala, Bruna destacou a importância de integrar a comunidade local ao desenvolvimento turístico. “O turismo de Nobres deve ser construído em conjunto com a comunidade, sempre valorizando nossa cultura. Essa é a base para um turismo sustentável e atrativo. Além disso, manteremos uma comunicação constante com empresários, guias e donos de atrativos, assegurando que todos tenham voz nas decisões e que possamos trabalhar unidos pelo crescimento do setor”, afirmou.
Bruna também enfatizou que, para Nobres consolidar-se como referência nacional e internacional, será necessário fortalecer a sinergia entre cultura e turismo.