Olá seja bem vindo: 20/03/2025

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
  • Home
  • Polícia
  • Operação mira 12 investigados por venda de decisões judiciais em MT

Operação mira 12 investigados por venda de decisões judiciais em MT

Doze pessoas, incluindo os desembargadores Sebastião de Moraes Filho e João Ferreira Filho, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), foram alvos da Operação Sisamnes, deflagrada pela Polícia Federal nesta terça-feira (26).

A operação Sisamnes cumpriu um mandado de prisão preventiva e 23 de busca e apreensão, expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em Mato Grosso, Pernambuco e no Distrito Federal.

Entre os alvos, além dos desembargadores, estão advogados, lobistas, empresários, assessores e chefes de gabinete, todos suspeitos de integrarem um esquema de venda de decisões judiciais. A investigação também apura o vazamento de informações sigilosas, incluindo detalhes de operações policiais.

Os desembargadores Sebastião de Moraes Filho e João Ferreira Filho começaram a ser monitorados com tornozeleiras eletrônicas no mesmo dia em que foram alvo de busca e apreensão. A PF vasculhou suas residências, gabinetes e outros locais, incluindo o escritório do advogado Roberto Zampieri, assassinado em dezembro de 2023.

Investigação e esquema

A operação foi desencadeada após dados encontrados no celular de Zampieri revelarem uma suposta relação entre ele e os magistrados. Segundo a Corregedoria do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), há indícios de que os desembargadores recebiam vantagens financeiras e presentes de alto valor para proferirem decisões favoráveis aos interesses do advogado.

Além dos magistrados, o esquema envolveria advogados, empresários e servidores do Poder Judiciário, que facilitavam as transações ilegais. A investigação também aponta para a negociação de informações sigilosas, comprometendo operações policiais e judiciais.

Medidas cautelares

Entre as medidas cautelares autorizadas pelo STF, estão:
• Monitoramento eletrônico dos alvos, com instalação de tornozeleiras;
• Afastamento de servidores públicos e membros do Judiciário de suas funções;
• Sequestro, arresto e indisponibilidade de bens e valores dos investigados.

Os mandados de busca e apreensão abrangeram propriedades e veículos dos alvos, além de dispositivos eletrônicos, como celulares e computadores. As autoridades também autorizaram o arrombamento de cofres, caso necessário, para garantir o cumprimento das ordens judiciais.

A Operação Sisamnes, nomeada em referência a um juiz da antiguidade persa que simboliza a corrupção, segue em andamento com o objetivo de desarticular o esquema e responsabilizar os envolvidos.

Veja a lista:

• João Ferreira Filho
• Sebastião de Moraes Filho
• Valdoir Slapak
• Flaviano Kleber Taques Figueiredo
• Andreson de Oliveira Gonçalves
• Mirian Ribeiro Rodrigues de Mello Gonçalves
• Haroldo Augusto Filho
• Victor Ramos de Castro
• Mauro Thadeu Prado de Moraes
• Rodrigo Vechiatto da Silveira
• Rafael Macedo Martins
• Roberto Zampieri (já falecido)

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

Fatos e Boatos

Dizem que a cidade até sente falta de quando o ex-parlamentar roçava ruas. Pelo menos assim, ajudava no aspecto visual da cidade.
Não há marketing no mundo que salve uma imagem desgastada, marcada pela prepotência e pela postura de quem passa por cima de qualquer uma para satisfazer o próprio ego.
Até por que a vereadora já esteve no poder executivo, e não fez nada para beneficiar alunos de faculdades.
De fato, muitas vezes os heróis locais acabam sendo subestimados, enquanto figuras externas despertam maior fascínio e confiança.
Na sessão ordinária realizada na noite de sexta-feira (29/11), na Câmara Municipal de Nobres, um debate acalorado entre os vereadores Rogério Frazão (PSB) e Carlinhos da HS (UB) chamou a atenção dos presentes.
Como bem diz o velho ditado: “A política ama uma traição, mas odeia os traidores.” O resultado não poderia ser outro. Além de perder as eleições, Haig viu ruir a confiança daqueles que, em algum momento, acreditaram em seu projeto. Leia mais clicando aqui…

VEJA MAIS

Athletico-PR leva três do Maringá em casa e é eliminado do Paranaense

Após ser rebaixado no Campeonato Brasileiro de 2024, o Athletico-PR começou a temporada de 2025…

Justiça condena TV Globo a pagar R$ 500 mil a atriz vítima de racismo

A Globo foi condenada a pagar indenização de R$ 500 mil à atriz Roberta Rodrigues…

Justiça mantém ação contra ex-servidora da Assembleia acusada de tráfico de drogas em Cuiabá

Conteúdo/ODOC – A Segunda Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Mato Grosso negou anular…