Foi protocolado na Câmara Municipal de Nobres o Projeto de Lei nº 064/2025, que autoriza o Poder Executivo a renovar, por mais 30 anos, o contrato de concessão de água e esgoto com a empresa ESAN, responsável pelo serviço no município.
A proposta, que já desperta intensos debates, levanta questionamentos sobre os reais interesses por trás da antecipação da renovação, já que o contrato atual com a empresa só vence em 2029.
Nas redes sociais, a reação da população foi imediata. Muitos cidadãos manifestaram insatisfação com o histórico da empresa, que atua em Nobres há quase três décadas. Críticas apontam para a falta de investimentos e a persistência de problemas no abastecimento e no tratamento de esgoto. Agora, de forma repentina, a empresa promete resolver em poucos anos aquilo que não conseguiu solucionar em 30.
Nos bastidores políticos, comenta-se que a estratégia de antecipar a renovação seria uma forma de pressionar a empresa a realizar os investimentos necessários já nos próximos três anos. Porém, a dúvida que ecoa entre os moradores é direta: por que não condicionar a renovação apenas após a comprovação desses investimentos?
A questão que permanece é de grande relevância: como votarão os vereadores diante de um projeto que pode impactar a vida da população por mais três décadas? O desfecho desta votação revelará não apenas a posição de cada parlamentar, mas também quais interesses prevalecerão — se os da população ou os da concessionária.