Olá seja bem vindo: 18/03/2025

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
  • Home
  • Política
  • Secretários de segurança estaduais se reúnem em Brasília para discutir PEC da Segurança

Secretários de segurança estaduais se reúnem em Brasília para discutir PEC da Segurança

Começa nesta quarta-feira (4) a XCII Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, a partir das 14h30.

Os 27 secretários de segurança do Brasil confirmaram presença e devem discutir a PEC da Segurança, apresentada pelo governo federal e que vem gerando debates.

Um dos titulares confirmados é Guilherme Derrite, secretário de São Paulo. O estado vive uma crise relacionada à violência policial com acontecimentos recentes, como o caso do policial que jogou um homem de uma ponte após abordagem.

O Consesp atualmente é presidido pelo delegado Sandro Avelar, secretário de Segurança Pública do Distrito Federal.

Os secretários também devem discutir a padronização de indicadores de crimes violentos. Atualmente, cada unidade da Federação contabiliza os dados de uma forma diferente.

O Consesp reúne os secretários de segurança de todo o país, com competência para representar os interesses comuns das secretarias de segurança pública dos estados e do Distrito Federal junto ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, promovendo a articulação institucional entre os entes federativos e o governo federal.

Um representante do Ministério da Justiça deve comparecer. As polícias Federal e Rodoviária Federal também foram convidadas.

Impacto aos estados

O objetivo é discutir como os estados podem ser afetados com a PEC da Segurança. Alguns governadores já demonstraram resistência com a ideia de forças federais, como a Polícia Rodoviária Federal (PRF), atuando de forma ostensiva nas cidades.

No começo de novembro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reuniu todos os governadores para apresentar a proposta. Foi a primeira vez que o tema foi discutido com os estados.

Lula disse na abertura da reunião que “o crime organizado é incontrolável se não houver pacto federativo que envolva todos os poderes da federação, todos os poderes que estão envolvidos direta ou indiretamente nisso”.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

Fatos e Boatos

Dizem que a cidade até sente falta de quando o ex-parlamentar roçava ruas. Pelo menos assim, ajudava no aspecto visual da cidade.
Não há marketing no mundo que salve uma imagem desgastada, marcada pela prepotência e pela postura de quem passa por cima de qualquer uma para satisfazer o próprio ego.
Até por que a vereadora já esteve no poder executivo, e não fez nada para beneficiar alunos de faculdades.
De fato, muitas vezes os heróis locais acabam sendo subestimados, enquanto figuras externas despertam maior fascínio e confiança.
Na sessão ordinária realizada na noite de sexta-feira (29/11), na Câmara Municipal de Nobres, um debate acalorado entre os vereadores Rogério Frazão (PSB) e Carlinhos da HS (UB) chamou a atenção dos presentes.
Como bem diz o velho ditado: “A política ama uma traição, mas odeia os traidores.” O resultado não poderia ser outro. Além de perder as eleições, Haig viu ruir a confiança daqueles que, em algum momento, acreditaram em seu projeto. Leia mais clicando aqui…

VEJA MAIS

País tem recorde na produção de ovos, abate de bovinos, frango e porco; MT lidera ranking

A agropecuária brasileira terminou 2024 com números recordes na produção de ovos e abate de…

Polícia Civil frustra novo golpe e recupera equipamentos avaliados em R$ 60 mil

A Polícia Civil de Mato Grosso, por meio da 1ª Delegacia de Sinop (500 km…