Olá seja bem vindo: 06/12/2024

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
  • Home
  • Política
  • Governador lança novas ações contra o crime: “Presídio não é home office de bandido”

Governador lança novas ações contra o crime: “Presídio não é home office de bandido”

O governador Mauro Mendes, ao anunciar o programa “Tolerância Zero ao Crime Organizado”, nesta segunda-feira (25), afirmou que as novas medidas visam sufocar a criminalidade e mudar a realidade dos presídios que viraram “home office de bandidos”.

Dentre as ações do programa, está a criação da Secretaria de Estado de Justiça (Sejus), sob comando do delegado Vitor Hugo Bruzulato. A secretaria será a responsável por administrar os Sistemas Penitenciário e Socioeducativo e a política estadual sobre drogas.

O governador afirmou que o novo programa foi inspirado no sucesso do “Tolerância Zero contra as Invasões de Terra”, lançado em março de 2023 e que impediu todas as tentativas de invasão em Mato Grosso.

“Embora tenhamos investido em reestruturação policial, novas contratações, tecnologia e capacidade de resposta, essas medidas não foram suficientes para conter o avanço da criminalidade. Por isso, estamos implementando novas ações para, efetivamente, sufocar o crime organizado e garantir a segurança da população”, afirmou.

Mauro foi enfático ao afirmar que “presídio não é home office de bandido” e que serão tomadas medidas para garantir que as prisões cumpram seu papel na ressocialização e contenção da criminalidade.

“Temos que ter em mente o papel fundamental dos presídios na sociedade, de maneira que isso assegure o cidadão e que não permita regalias”, disse ele.

Mauro reforçou a importância da união entre as forças de segurança, Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, OAB e demais órgãos para o avanço do programa.

“A eficiência deste programa se deve à estratégia centralizada na união, no diálogo permanente e, principalmente, na confiança entre todos os envolvidos. Essa abordagem integrada é fundamental para alcançar os nossos objetivos. Com o trabalho conjunto, esperamos resultados ainda melhores no combate à criminalidade”, declarou.

O governador também defendeu leis mais rigorosas e inteligentes que combatam toda a cadeia do narcotráfico, desde o transporte até a receptação, e não apenas o tráfico em si.

“Precisamos de leis mais duras, mas inteligentes. Não adianta simplesmente aumentar as penas sem pensar nas consequências. Por exemplo, se endurecêssemos drasticamente a pena para o transporte de drogas e friso, transporte, não apenas o tráfico, teríamos um impacto gigantesco no abastecimento do mercado. É preciso ser estratégico”, completou.

O evento contou com a presença de diversas autoridades, incluindo a primeira-dama do Estado, Virginia Mendes; o vice-governador, Otaviano Pivetta; os deputados federais Gisela Simona e Nelson Barbudo; e os deputados estaduais Max Russi, Beto Dois a Um, Wilson Santos, Hugo Garcia, Dr. João, Julio Campos, Hugo Garcia, Dilmar Dal’Bosco, Carlos Avallone, Diego Guimarães, Nininho e Paulo Araújo.

Presentes também os desembargadores Orlando Perri e Wesley Sanchez (TJMT); o procurador-geral de Justiça, Deosdete Cruz; a defensora pública-geral, Luziane Castro; os secretários Fábio Garcia (Casa Civil), Cesar Roveri (Segurança), Laice Souza (Comunicação), Grasi Bugalho (Assistência Social), Basílio Bezerra (Planejamento e Gestão) e César Miranda (Desenvolvimento Econômico); o comandante-geral dos Bombeiros, Flávio Glêdson; a delegada-geral da PJC, Daniela Maidel; o diretor-geral da Politec, Jaime Trevizan; o presidente do Detran, Gustavo Vasconcelos; o subchefe do Estado-Maior da PM, coronel José Nildo; a presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso; e o presidente da Famato, Vilmondes Tomain.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

Fatos e Boatos

Na sessão ordinária realizada na noite de sexta-feira (29/11), na Câmara Municipal de Nobres, um debate acalorado entre os vereadores Rogério Frazão (PSB) e Carlinhos da HS (UB) chamou a atenção dos presentes.
Como bem diz o velho ditado: “A política ama uma traição, mas odeia os traidores.” O resultado não poderia ser outro. Além de perder as eleições, Haig viu ruir a confiança daqueles que, em algum momento, acreditaram em seu projeto. Leia mais clicando aqui…
Os rumores indicam que as quatro mulheres eleitas para a Câmara podem se unir para formar essa nova composição, abrindo espaço para apenas um homem na chapa. A ideia de trazer uma representação majoritariamente feminina soa como uma estratégia ousada e inovadora.
A política local pode até tentar “cozinhar Cheba”, mas é inegável que sua influência já se tornou uma realidade. Ignorá-lo seria um erro estratégico daqueles que buscam consolidar suas posições no poder.
Enquanto alguns postulantes à presidência têm agido de maneira barulhenta, proclamando sua intenção de liderar a Câmara “aos quatro cantos”, Flávio adota uma postura diferente. Ele prefere uma aproximação sutil, deixando que sua articulação seja feita nas sombras, sem a necessidade de autopromoção ruidosa.
Nesta reta final da campanha à presidência da OAB-MT, cuja eleição acontece na próxima segunda (18), os candidatos opositores, partindo para o chamado vale-tudo

VEJA MAIS

Série nacional é indicada ao Critics Choice Awards. Veja a lista

Senna, série sobre a vida e a carreira de Ayrton Senna, foi indicada na categoria…

A PEC da Segurança chega atrasada ao Congresso? Assista a “O Grande Debate“

O advogado Vitor Marques e o ex-deputado federal e empresário Alexis Fonteyne discutiram, nesta quinta-feira…

Operação Inativados cumpre sete mandados contra investigados por tráfico em Poconé

A Delegacia da Polícia Civil de Poconé deflagrou, nesta terça-feira (03.12), a Operação Inativados para…